Depois de muita especulação, o astro Shaquille O'Neal finalmente acertou com o Boston Celtics, nesta quarta-feira, para disputar a temporada 2010/11 da NBA. O pivô receberá o salário mínimo para veteranos da liga, que é de US$ 1,4 milhões (cerca de R$ 2,5 milhões).
"Não é todo dia que você pode adicionar um jogador do calibre do Shaquille O'Neal na sua equipe", disse o presidente de operações da franquia de Boston, o ex-jogador Danny Ainge. "A experiência dele já diz o que ele pode trazer. Acreditamos que ele se encaixará perfeitamente na equipe."
Shaq, que ganhou três títulos da NBA com o Los Angeles Lakers (2000, 01 e 02), além de um com o Miami Heat (2006). Na última temporada, o pivô de 38 anos jogou pelo Cleveland Cavaliers, com média de 12 pontos e 6,7 rebotes por jogo. O resultado final, no entanto, não foi nada bom. Contratado para dar apoio ao astro LeBron James na tentativa de finalmente conquistar um título para a equipe de Cleveland, Shaq teve muitos problemas físicos e viu a franquia sucumbir na semifinal da Conferência Leste justamente para o Celtics, que é o atual vice-campeão da liga.
Com a chegada de O'Neal, a diretoria do Boston acredita que o elenco está fechado. Como não poderá contar com o pivô Kendrick Perkins pelos dois primeiros meses da temporada (cirurgia no joelho), o técnico Doc Rivers utilizará Shaq e o também recém-contratado, Jermaine O'Neal (ex-Miami Heat), para a posição e, assim, fazer frente para a principal ameaça, em tal setor, na Conferência Leste: Dwight Howard, do Orlando Magic.