Michael Schumacher foi o mais rápido do treino classificatório para o GP de Mônaco de Fórmula 1, que acontecerá neste domingo (28), mas por conta de uma punição largará apenas na sexta colocação. Melhor para Mark Webber, da Red Bull, que conseguiu o segundo melhor tempo deste sábado e herdou a pole. Companheiro do alemão na Mercedes, Nico Rosberg largará em segundo.
Schumacher anotou 1min14s301 no final do treino e conseguiu sua primeira pole desde que voltou à Fórmula 1, em 2010. Mas o piloto havia sido penalizado com a perda de cinco posições no grid por conta de um acidente com Bruno Senna, no GP da Espanha, há duas semanas. Melhor para Webber, que marcou 1min14s381 e largará na primeira colocação pela primeira vez nesta temporada. Seu companheiro de Red Bull, Sebastian Vettel, preferiu guardar pneu para domingo, não foi à pista na Q2 e vai sair em nono.
O brasileiro Felipe Massa estará logo atrás de Schumacher, na sétima colocação. Ele anotou o tempo de 1min15s049 e voltou a ser mais lento que seu companheiro de Ferrari, Fernando Alonso, que largará em quinto e marcou 1min14s948.
A principal decepção do dia ficou por conta de Jenson Button, que não conseguiu avançar à Q3 e foi o 13.º, bem atrás de seu companheiro de McLaren, Lewis Hamilton, que marcou 1min14s583 e largará em terceiro. Logo atrás de Button estará o brasileiro Bruno Senna, que também não teve bom desempenho, parou na Q2 e foi o 14.º.
Vencedor da última etapa, na Espanha, o venezuelano Pastor Maldonado terá uma difícil tarefa para repetir o desempenho no domingo. No último treino livre para o GP de Mônaco, na manhã deste sábado, ele bateu em Sergio Pérez e foi penalizado com a perda de dez posições no grid. Depois de conseguir o nono melhor tempo, largará em 19.º.
Após se envolver no acidente com Maldonado e chamar o venezuelano de "louco" pelo rádio, Pérez voltou a bater, desta vez no guardrail, logo no início do treino classificatório. Por isso, o mexicano da Sauber será o último no grid de largada deste domingo.
A etapa de Mônaco de Fórmula 1, uma das mais aguardadas do calendário da categoria, será disputada neste domingo, às 9 horas (horário de Brasília).