Retornando ao programa Olímpico depois de 92 anos, o rúgbi conheceu dois classificados para os Jogos do Rio-2016. As seleções masculina e feminina do Brasil garantiram vaga na manhã desta quinta-feira após confirmação da IRB Sevens World (Federação Internacional de Rúgbi de Sete) e do COI (Comitê Olímpico Internacional).
A vaga feminina era quase certa, mas a participação da seleção masculina estava pendente de uma confirmação do Comitê, já que era grande a possibilidade dos brasileiros terem de disputar um qualificatório mundial.
- Há um grande interesse do público brasileiro por vários esportes. Nos Jogos Olímpicos isso atinge o auge, quando vemos todos no Brasil acompanhando as mais diversas modalidades esportivas. Não tenho dúvida que teremos os olhos da torcida no rúgbi em 2016. Essa exposição nos colocará em uma nova realidade - comemorou o capitão da Seleção masculina, Fernando Portugal.
A Seleção feminina é a atual campeã sul-americana da modalidade, enquanto a masculina, terminou o Torneio de Viña del Mar (espécie de Sul-Americano de Rúgbi) na quarta colocação, atrás de Chile, Argentina e Uruguai.