O italiano Valentino Rossi conquistou a pole position para a etapa de San Marino da MotoGP. Neste sábado (5), o atual campeão da categoria e líder do campeonato conseguiu o direito de largar em primeiro lugar no instantes finais, em uma disputa acirrada com os espanhóis Daniel Pedrosa e Jorge Lorenzo.
Faltando cinco corridas para o final da temporada, Valentino Rossi lidera o campeonato com 212 pontos. Seu único adversário na luta pelo título da MotoGP é Jorge Lorenzo, que aparece na segunda colocação na classificação geral, com 187 pontos. Por isso, a etapa de San Marino promete ser decisiva.
Em sua melhor volta, Valentino Rossi cravou 1min34s338. Pedrosa encerrou a atividade na segunda colocação, com o tempo de 1min34s560. Lorenzo ficou em terceiro lugar, com 1min34s808. O espanhol Toni Elias foi o último piloto a correr abaixo de 1min35 (1min34s907) e ficou na quarta colocação.
Colin Edwards, Nicky Hayden, Alex de Angelis, Andrea Dovizioso, Randy de Puniet e Loris Capirossi completaram as dez primeiras colocações do grid de largada. A etapa de San Marino, a 13.ª do calendário da MotoGP, acontece no domingo, a partir das 9 horas (horário de Brasília).