Outras modalidades

Robson Conceição vence 1º ouro do Brasil no boxe olímpico

16 ago 2016 às 20:00

Um dia depois da conquista inédita de Thiago Braz no salto com vara, Robson Conceição derrotou o francês Sofiane Oumiha na final da categoria 60 kg (peso leve) e faturou o primeiro ouro do Brasil no boxe olímpico no começo da noite desta terça (16).

Superior durante toda a luta, Conceição foi eleito vencedor por pontos em decisão unânime dos juízes. Até então, o país tinha quatro medalhas na modalidade, mas apenas de prata e bronze. Em seu caminho, o brasileiro passou por Anvar Yunusov (Tadjiquistão), Hurshid Tojibaev (Uzbequistão) e pelo campeão mundial Lázaro Álvarez (Cuba).


Nascido em Salvador, Conceição tem 27 anos e esteve nos Jogos Olímpicos de Pequim e Londres, quando foi eliminado logo na primeira luta. No entanto, em 2008, disputou a categoria 57 kg (peso pena), que foi tirada do programa.


Em 2011, foi medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Também tem pódios nos Mundiais de 2015 (bronze), no Catar, e 2013 (prata), no Cazaquistão. No seu bairro natal em Salvador, a luta contra Oumiha foi acompanhada por um telão.

Essa é a primeira medalha do boxe brasileiro nos Jogos do Rio, após as três conquistadas em 2012. Ao todo, o Brasil já soma 11 em 2016 (três ouros, quatro pratas e quatro bronzes) e tem mais duas garantidas no vôlei de praia.


Continue lendo