Thomaz Bellucci avançou no Aberto da Austrália. Na madrugada desta terça-feira, o brasileiro, que é 129º do ranking, derrotava o alemão Julian Reister (88º), de virada, por 4-6, 6-3 e 7-6 (7-5). Neste momento, o rival do paulista desistiu da partida alegando problemas físicos.
- Foi um jogo complicado, porque ele (Reister) jogou agressivo o tempo todo. Então tive que jogar muitas vezes me defendendo e isso acabou fazendo toda a diferença. Fiquei firme na partida até o final, ele sentiu o calor que estava muito forte, baixou a intensidade e consegui aproveitar a brecha - explicou Bellucci.
A próxima rodada não será fácil para Bellucci. O brasileiro vai enfrentar o francês Jo-Wilfried Tsonga (10º do ranking), que derrotou o italiano Filippo Volandri, por 3 sets a 0 )7-5, 6-3 e 6-3). Os dois já em duas oportunidades, ambas em 2012: duas vitórias do francês, em Winston-Salem e na Olimpíada de Londres. O jogo será na noite de quarta-feira ou na madrugada de quinta (horário de Brasília).
- O Tsonga é um ótimo jogador nessas condições de jogo, com a quadra rápida.Tem um estilo bem agressivo, bom saque e boa direita. Quero entrar firme e impor meu jogo para encontrar espaços e seguir em frente aqui na Austrália. É sempre uma motivação extra voltar a enfrentar um top 10, em uma quadra grande, com bastante público - disse Bellucci.
Se vencer Tsonga, Bellucci vai fazer sua melhor campanha no torneio australiano, onde nunca passou da segunda fase.
O brasileiro já derrotou tenistas do top 10 em cinco oportunidades: Janko Tipsarevic (então 8º do mundo), em Gstaad (2012); David Ferrer (6º), em Monte Carlo (2012); Andy Murray (4º) e Tomas Berdych (7º), em Madri (2011); e Fernando Verdasco (9º), em Acapulco (2011).