O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 está com oportunidades abertas para profissionais e estudantes que queiram atuar como voluntários selecionadores em Brasília. A atividade consiste em ajudar a escolher os 70 mil voluntários que vão trabalhar nos Jogos. Os voluntários selecionadores vão atuar no Centro de Formação de Voluntários, localizado no campus da Estácio Curitiba. Para se candidatar é preciso ter, no mínimo, ensino superior ou cursando e habilidade para lidar com pessoas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.rio2016.com/voluntario e vão até o dia 12 de abril.
"O grande diferencial desse programa é que são voluntários selecionando voluntários. Eles serão os responsáveis por escolher os 70 mil que vão trabalhar nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Os voluntários selecionadores terão a chance de interagir com uma gama imensa de pessoas, dos mais variados perfis, que nos ajudarão a fazer os Jogos. Fazer parte da equipe de um processo seletivo dessa magnitude é, sem dúvida, uma oportunidade única", explica Flávia Fontes, gerente-geral de Voluntários do Comitê Rio 2016. Os voluntários selecionadores, além do treinamento sobre Projeto Rio 2016 e seus valores, terão capacitação específica. Para ser um selecionador é preciso ter disponibilidade mínima para atuar uma vez por semana, cinco horas por dia, ao longo de quatro meses.
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.