Outras modalidades

Ricardinho diz que sentimento é de 'primeira vez'

04 mai 2012 às 17:01

Ricardinho recomeça sua história na seleção brasileira de vôlei, após ter sido afastado pelo técnico Bernardinho durante cinco anos, como se fosse um menino na primeira convocação. Na última terça-feira, ele chegou ao CT Ary Graça, em Saquarema, para a preparação do time masculino visando a Liga Mundial. O levantador precisa agora reconquistar espaço no grupo, recuperar a confiança do técnico Bernardinho e dos demais companheiros. Aos 36 anos e desde 2007 fora da seleção, Ricardinho reinicia sua caminhada com a sensação de um novato, mas com muita bagagem e experiência.

"O sentimento é de como se fosse a primeira vez. Mas sem aquele nervosismo e ansiedade dos novatos", disse o levantador. Em 2007, Ricardinho teve atrito com o técnico Bernardinho e seus companheiros de seleção. Até hoje causa do rompimento é mantida em segredo. Na época, falou-se de divisão da premiação.


A missão de Ricardinho agora, no momento, é se reintegrar e ajudar o Brasil, principalmente nos Jogos Olímpicos. SEm ele na China, 2008, o time de Bernardinho ficou com a prata, perdendo para os EUA na final. "Minha preocupação maior era como seria recebido pelos companheiros, mas o clima está ótimo."


Por mais que admita que as marcas do ocorrido se apagaram, Bernardinho diz que a ferida ainda precisa ser completamente fechada. De ambos os lados. "De tudo que ele disse, só não concordo que não exista mais a cicatriz. Tem de falar até para servir de aprendizado." Ricardinho tem um forte aliado na busca para se reintegrar ao grupo. O ponteiro Giba, lider da seleção, quer retomar a ligação de mais de duas décadas de amizade. "Está tudo zerado agora. Somos amigos há mais de 20 anos. É só olhar um para o outro que a gente se entende. Procurá-lo era um desejo de ajudar um irmão."


Com o retorno do levantador, as chances de ouro do Brasil aumentam consideravelmente. "Sem ele, brigaríamos por medalha de qualquer maneira, mas é inegável que ele tecnicamente está muito acima da média." A seleção fica concentrada no CT até o dia 14, quando parte rumo ao Canadá para a primeira parte da Liga Mundial, onde vai enfrentar os anfitriões, os poloneses e os finlandeses. A estreia será dia 18, contra a Polônia.

Murilo, Giba e Dante se recuperam de problemas físicos e só atuaração se não houver risco de nova lesão. A prioridade é Londres/2012.


Continue lendo