O ano de 2011 foi marcante na história das Artes Marciais Mistas (MMA). Escondido e, muitas vezes clandestino, o esporte se consolidou junto ao futebol como uma das grandes paixões dos brasileiros. O início do crescimento da modalidade em territorio nacional aconteceu no dia 26 de fevereiro, no UFC 126, disputado em Las Vegas (EUA).
Anderson Silva defendia o cinturão dos pesos médios contra o compatriota Vítor Belfort em um duelo aclamado como ‘a luta do século’. No segundo assalto, o ‘Aranha’ chocou o mundo com um chute cinematógrafico - ensinado por Steven Seagal - que nocauteou o adversário. Em seguida, ao receber o cinturão, o lutador vestiu uma camisa do Corinthians e exibiu para o mundo seu time do
coração que, dias depois, anunciaria patrocínio ao campeão.
Na edição 128 do Ultimate Fighting Championship, disputado no dia 19 de março, em New Jersey (EUA), o curitibano Maurício ‘Shogun’ Rua entrou no octógono para a defesa do cinturão dos pesos meio-pesados contra Jon Jones, um jovem lutador que era tido como a grande promessa do esporte. No combate, o paranaense foi massacrado pelo norte-americano e acabou perdendo o cinturão enquanto seu rival se tornou o mais jovem a conquistar o título da categoria.
Em seguida, no UFC 129, que aconteceu no dia 30 de abril, em Toronto (Canadá), novamente os fãs de MMA ficaram boquiabertos com uma chute devastador de Lyoto Machida em cima da lenda Randy Couture, que após o confronto se aposentou do octógono. Na mesma noite, José Aldo massacrou Mark Hominick na defesa do cinturão dos pesos penas.
No UFC 131, no 11 de junho, em Vancouver, no Canadá, a estrela da noite foi Júnior ‘Cigano’ dos Santos que triunfou sobre Shane Carwin e recebeu o direito de lutar pelo cinturãos dos pesos pesados. Já no UFC 132, em Las Vegas (EUA), no dia 2 de julho, o curitibano Wanderlei Silva sofreu uma das piores derrotas de sua carreira e foi nocauteado pro Chris Leben em apenas 27 segundos.
No dia 6 de agosto, no UFC 133, na Filadélfia (EUA), Vítor Belfort se recuperou e derrotou o japonês Yoshihiro Ariyama.
O UFC 134 marcou a volta do Ultimate ao Brasil após 13 anos de ausência. A edição ocorreu no Rio de Janeiro, no dia 27 de agosto, e os clubes de futebol aproveitaram para apoiar os lutadores. O esporte atingiu o ápice com apoio de atores e atrizes globais que ajudaram a popularizar a modalidade através das redes sociais. Na ocasião, Paulo Thiago, soldado do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) teve a ajuda do Cruzeiro enquanto Rogério ‘Minotauro’ Nogueira foi patrocinado pelo Internacional.
No card principal, Minotauro triunfou sobre o americano Brendan Schaub. O paranaense Maurício Shogun se recuperou e nocauteou Forrest Griffin e, por fim, o corintiano e atleta do clube, Anderson Silva manteve o cinturão dos médios após vencer o japonês Yushin Okami. Os combates foram transmitidos pela Rede TV!. O UFC aproveitou para promover a marca no Brasil com a venda de
camisetas, bonés, bermudas e equipamentos em sites de esportes.
No UFC 136, disputado no dia 8 de outubro, no Texas (EUA). José Aldo novamente mantém o cinturão dos penas após vencer Kenny Florian. Porém, no dia 13 de novembro, pela primeira vez, o UFC foi transmitido em rede nacional nos Estados Unidos e, no Brasil, a Rede Globo venceu a concorrência e obteve os direitos de transmissão.
Denominado ‘UFC on Fox’, que aconteceu na Califórnia, o brasileiro Júnior Cigano dos Santos entrou para a história após nocautear Cain Velasquez em 1m04 de luta e ser o novo detentor do cinturão dos pesados pesados da entidade. Para a transmissão, a Globo contou com a narração de Galvão Bueno e os comentarios de Vítor Belfort.
A edição 139, no dia 12 de novembro, que aconteceu em San José (EUA), foi marcada pela vitória de Wanderlei Silva diante do vietnamita Cung Le. O curitibano não vencia há 21 meses. O evento ainda teve o combate sangrento entre Maurício Shogun e o veteranto Dan Henderson, que, para os
especialistas, foi considerado a melhor luta do ano. Após cinco rounds, o brasileiro perdeu por decisão dos árbitros.
Por fim, o UFC 140 contou com três brasileiros no card principal do evento, que ocorreu em Toronto, Canadá, no dia 10 de dezembro. Rogério Minotouro venceu Tito Ortiz enquanto seu irmão, Rodrigo Minotauro, foi finalizado por Frank Mir – o brasileiro teve o braço fraturado e somente retornará no meio do ano que vem.
Na luta principal, Lyoto Machida caiu diante de Jon Jones. Na ocasião, o americano venceu o brasileiro com uma guilhotina invertida em pé – golpe visto pela primeira vez no octógono.
2012 – O UFC começara a temporada de 2012 de combates no Brasil, no dia 14 de janeiro, novamente no Rio de Janeiro. O evento contará com a presença de Vítor Belfort que enfrentará Anthony Johnson e José Aldo que colocará o cinturão dos penas contra Chad Mendes. Além disso, em março, terá a estreia do reality show ‘The Ultimate Fighter’ que terá Wanderlei Silva e Vítor Belfort como treinadores e ambos deverão se enfrentar em junho, em um evento no Morumbi que poderá ter a participação de Anderson Silva.