Apesar do desempenho abaixo dos demais pilotos, o brasileiro Luiz Razia ganhou elogios da Toro Rosso nesta terça-feira, ao fim do primeiro dia de testes da Fórmula 1 para novatos, em Abu Dabi. Razia ficou na sexta e penúltima colocação no circuito de Yas Marina.
"Foi o primeiro dia de Luiz com a nossa equipe e ele se saiu bem, pegando ritmo rapidamente. Ele pareceu estar em boa forma física e completou as 67 voltas sem problemas", comentou o chefe de engenharia da Toro Rosso, Laurent Mekies.
Para o engenheiro, o rendimento do brasileiro na pista rendeu um bom material para análise da equipe. "Conseguimos fazer bastante coisa, em um dia de boas condições na pista durante toda a sessão. Fizemos testes aerodinâmicos e trocamos o sistema de freio", revelou Mekies.
Em busca de uma vaga no grid da Fórmula 1 em 2013, Razia volta à pista no terceiro e último dia de testes em Abu Dabi, na quinta-feira, já que nesta quarta o venezuelano Johnny Cecotto Jr. representará a Toro Rosso.
Apesar dos elogios, o brasileiro não tem chances de guiar o carro da equipe na próxima temporada. A Toro Rosso já confirmou a permanência do australiano Daniel Ricciardo e do francês Jean-Eric Vergne para 2013.
Razia, contudo, ainda sonha com uma vaga na Force India. Ele fez testes pela equipe em setembro, no circuito de Magny-Cours, na França. A Force India ainda não anunciou quais serão seus pilotos no próximo ano. O alemão Nico Hulkenberg vai se transferir para a Sauber em 2013 e seu atual companheiro, o escocês Paul di Resta, ainda não foi confirmado na Force India na próxima temporada.