Rayssa Leal ficou com o vice-campeonato no mundial de skate street em Tóquio (Japão). A maranhense de 15 anos dividiu o pódio da final, que ocorreu na madrugada deste domingo (17) - horário de Brasília - com as anfitriãs Yumeka Odo (ouro) e Momiji Nishiya (bronze).
A Fadinha atingiu 261.90 na somatória dos pontos da melhor volta (foram duas, de 45 segundos cada) e das duas manobras mais bem avaliadas (em cinco tentativas). Em uma delas, a brasileira recebeu 90.91 de nota e pôs pressão em Odo, principal adversária. A japonesa, no entanto, na reta final, conseguiu um 94.80 e assegurando o ouro.
A prata em Tóquio encerra uma temporada vitoriosa de Rayssa Leal. Em março, ela disputou o Mundial de Sharjah (Emirados Árabes Unidos), de 2022, e ficou com o título. No início de dezembro, em São Paulo, foi bicampeã do Super Crown (super coroa, na tradução literal) do SLS (Street League Skateboarding), principal circuito mundial da modalidade.
Leia mais:
Professor de Rolândia promove aulas gratuitas de atletismo para crianças a partir de 3 anos
Brasileira virou uma das melhores do mundo em pickleball nos EUA
Tradicionais na prova, quenianos fazem dobradinha na corrida de São Silvestre
Oitava edição da campanha Running4Help pretende arrecadar tênis para estudantes carentes em Londrina
Ver essa foto no InstagramPublicidade
A final masculina do Mundial de Tóquio também foi dominada pelos anfitriões. Os três lugares do pódio foram dos japoneses. A vitória foi de Sora Shirai, com Kairi Netsuke ficando na prata e Yuto Horigome com o bronze. O paulista Gabryel Aguilar foi o brasileiro que chegou mais longe - parou na semifinal.
Jogos de Paris
O mundial integra a primeira fase de classificação à Olimpíada de Paris, na França. A última competição do período será a etapa de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, do circuito da World Skate, federação internacional da modalidade, em março.
Os 44 primeiros do ranking avançam à fase seguinte, com limite de seis skatistas por país em cada gênero. Eles terão mais duas etapas para somar pontos: Xangai, na China, em maio; e Budapeste, na Hungria, em junho.
O skate street em Paris terá 44 atletas - 22 no masculino e 22 no feminino. Cada país pode classificar, no máximo, três atletas no masculino e três no feminino. Entre as mulheres, as brasileiras mais bem colocadas são Rayssa Leal (segunda), Pâmela Rosa (sétima) e Gabi Mazetto (11ª). Entre os homens, os destaques são Kelvin Hoefler (quarto), Giovanni Vianna (décimo) e Felipe Gustavo (19º).