Conhecido pelo apelido de "Homem de Gelo", o finlandês Kimi Raikkonen fez jus à fama de frio nesta terça-feira ao minimizar o bom resultado em seu retorno à Fórmula 1. Após dois anos afastado da categoria, o piloto surpreendeu ao cravar o melhor tempo logo no primeiro dia de testes da pré-temporada, no circuito de Jerez de La Frontera.
"Foi um primeiro dia positivo e tudo saiu como o planejado. Estou feliz com o equilíbrio do carro e com os pneus, mas os tempos de hoje não são importantes", comentou o campeão mundial de 2007.
Raikkonen também se disse satisfeito com seu preparo físico, mais exigido neste primeiro dia de testes. "Hoje completamos uma distância superior a um GP e não tive qualquer problema. Quero voltar a pilotar amanhã", afirmou o finlandês.
Atual vice-campeão do Mundial de Fórmula 1, Jenson Button também aprovou o desempenho do novo carro da McLaren no primeiro dia de testes. O inglês registrou o oitavo tempo do dia, entre 12 pilotos que foram à pista nesta terça.
"Foi um dia positivo. Não há áreas problemáticas no carro, o que é bom", avaliou o inglês, sem entrar em detalhes sobre a performance da equipe. A McLaren foi a única até agora, entre as que já apresentaram seus carros para 2012, que não apostou no "degrau" no bico, para facilitar a entrada de ar.
"Hoje foi apenas o ponto de partida e o objetivo era apenas rodar com o carro. Há alguns sinais promissores. Por isso estou feliz", comentou o companheiro de Lewis Hamilton, que ainda não testou o novo carro da equipe.
Mark Webber, companheiro de Red Bull do atual bicampeão Sebastian Vettel, aprovou o quarto tempo no 1º teste, mas avisou que poderá ser mais rápido nas próximas sessões. O piloto teve seu desempenho atrapalhado por conta de um problema logístico da equipe.
Algumas partes do seu novo carro chegaram atrasadas na Espanha nesta manhã, o que reduziu em três horas a sua participação no teste inicial da pré-temporada. "Perder três horas de treino nunca faz parte dos planos. Somos uma equipe muito bem organizada, bem preparada, e esse atraso foi incomum", minimizou o piloto australiano.