Pesquisar

Canais

Serviços

Saiba mais!

Quatro atletas representam Londrina no Pan-americano no Peru

N.Com
25 jul 2019 às 19:46
- Reprodução/Pixabay
Publicidade
Publicidade

Nesta sexta-feira (26), será aberta oficialmente o campeonato Pan-americano em Lima, no Peru. A competição vai contar com quatro atletas, em três modalidades, de projetos que contam com apoio da Prefeitura de Londrina, são eles: July Ferreira da Silva e Tatiane Raquel da Silva, no atletismo; Nicole Pircio, na ginástica rítmica e Vinicius Figueira, no karatê. As primeiras disputas começaram nesta quarta-feira (24). Ao todo, são 6.680 atletas de 41 países em 39 esportes.

Atletismo

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No atletismo, dois nomes já conhecidos pelos londrinenses estarão competindo: Tatiane Raquel da Silva e July Ferreira da Silva. Recentemente, as esportistas foram para Paipa, na Colômbia, para um período de 28 dias de treinamentos específicos de adaptação à altitude, para se preparar para o Pan-americano de Lima. Elas disputarão as provas dos 3.000 metros com obstáculos e 1.500 metros rasos, respectivamente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Invictas

Londrina Handebol Feminino estreia com duas vitórias no Campeonato Paranaense

Imagem de destaque
Análise

'É entretenimento', diz Anderson Silva sobre influencers no boxe

Imagem de destaque
Fase municipal

Termina nesta quinta o prazo para inscrições de escolas nos Jogos Escolares de Londrina 2024

Imagem de destaque
Basquete

NBA ignora Oscar e reforça maldição em novo recorde de LeBron


Em abril deste ano, Tatiane brilhou no Sul-Americano de Atletismo, disputado em Lima, no Peru. A atleta venceu os 3.000 metros com obstáculos, batendo um novo recorde. Atualmente, ela é líder do ranking nacional e do Sul-Americano. Tatiane espera que consiga dar o melhor, em seu segundo Pan consecutivo da carreira. "O camping na Colômbia foi muito bom, treinei muito. A expectativa para os jogos é grande", acrescentou. Depois do Pan de Lima, seu objetivo principal é buscar uma vaga nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020.

Publicidade


July, de 24 anos, participará de seu primeiro Pan como atleta na categoria adulto. No Sul-americano, ela conquistou o bronze nos 1500 metros, com o tempo de 4min27s93. Atualmente, ela é a líder do ranking nacional nos 1500 metros rasos.


A dupla integra a equipe Londrina/FEL/IPEC, que faz parte do Projeto Atletismo Londrina. O técnico do projeto, Gilberto Miranda, afirma que essa conquista, além de ser do Projeto, também é da Fundação de Esportes de Londrina, da Prefeitura e da cidade. "Poucos projetos do Brasil têm duas atletas para a maior competição das Américas", acrescentou. Miranda também contou sobre a expectativa para o Pan. "As meninas estão trabalhando desde o ano passado. Houve um planejamento para isso, que passou pela busca de índices exigidos", frisou.

Publicidade


O Projeto Londrina Atletismo conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE). Iniciado há 20 anos, atualmente, o projeto conta com cerca de 120 atletas em diversas categorias.


Ginástica rítmica

Publicidade


Nicole Pircio, de 17 anos, integra o conjunto de ginástica rítmica adulto, com as ginastas Beatriz Linhares, Camila Rossi, Deborah Medrado e Vitória Guerra. Nascida em Piracicaba (SP), ela começou na ginástica rítmica aos 10 anos, na escola em que estudava. A ginasta veio para o norte do Paraná após um curso que a técnica londrinense Virgínia Nobre realizou em sua cidade, em 2016. "Eu participei e ela me viu treinando. Me chamou para ir fazer um teste na ADR Unopar", contou Nicole, que aceitou o convite e mudou-se com a família para Londrina.


Em dezembro de 2017, Nicole foi chamada pela técnica brasileira, a ex-ginasta londrinense Camila Ferezin, para a seleção brasileira de conjunto após 14 dias de treinamento em Aracaju (SE). "Todos os dias estou sempre dando o meu melhor, em busca de uma grande realização. A ginástica representa tudo na minha vida, e não consigo me imaginar sem ela. O meu verbo é treinar. O meu espírito é ginástica. O vício é me alongar. O meu destino é competir! Minha paixão é a ginástica rítmica", ressaltou.

Publicidade


Pela seleção brasileira de conjuntos, Nicole alcançou três títulos sul-americanos neste ano, repetindo o feito do ano passado: a equipe foi ouro na final 5 bolas e na final mista, terminando em primeiro lugar também na classificação geral. Em 2018, a equipe participou também do Pan-americano de Ginástica Rítmica, em Lima, no Peru. O conjunto brasileiro garantiu a medalha de ouro na apresentação com 5 arcos e a medalha de bronze na coreografia mista. Na apresentação com 5 arcos, as brasileiras atingiram a somatória 20.950, batendo o recorde com a maior nota da história das Américas.


Para o Pan-americano de Lima, em 2019, a equipe tentará conquistar a sexta medalha de ouro na prova geral por equipe. Desde o Pan de Winnipeg, em 1999, em que o Brasil conquistou o primeiro ouro na ginástica rítmica, a seleção ganha todas as medalhas de ouro na classificação geral.

Publicidade


A preparação para o campeonato Pan-americano, para Nicole, "foi de muita luta, superação, muito treino, mas também de muita alegria com muitas metas e todo dia em busca da melhora, para estar 100% preparada. Sempre confiando e acreditando que Deus tem preparado o melhor".


A ADR Unopar recebe apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da FEL, via recursos do FEIPE. Dayane Camillo, técnica da equipe adulta, afirma que o FEIPE é essencial para as ginastas. "Fazemos um trabalho desde a iniciação já pensando no futuro. Na Unopar, desde cedo trabalhamos com alto rendimento pensando que as ginastas poderão participar da seleção brasileira adulta. A verba do FEIPE é primordial e ajuda na formação de base, como também na adulta", destacou.

Publicidade


Karatê


O karateca de 28 anos, Vinicius Figueira, nasceu em Londrina e conheceu o esporte por meio de um amigo, há 17 anos. Desde então, treina na Associação Oguido Dojo com o sensei Marcelo Oguido, técnico convocado para a seleção brasileira de karatê há 3 anos.


Em 2018, o londrinense foi vice-campeão mundial em Madri, na Espanha. Ele já tinha conquistado o bronze no Mundial de 2014, na Alemanha. Atualmente, o karateca ocupa a segunda colocação no ranking mundial na categoria kumite até 67kg. Figueira participa da seleção brasileira desde 2013. "Hoje o karatê é a minha profissão, e assim, tenho a possibilidade de me dedicar 100% ao esporte para conseguir os melhores resultados", frisou.


Além dos treinamentos em Londrina, Figueira também treina com a seleção brasileira, no Rio de Janeiro, e fora do país. Segundo Oguido, a preparação para o Pan-americano foi intensa. "Temos chances reais de trazer um ouro para Londrina. Os treinos estão a todo vapor", afirmou.


Para o sensei, a convocação para o Pan-americano é uma conquista para toda a equipe. "É uma felicidade para o Vinicius, mas também para todos nós, família e amigos que sempre torceram e apoiaram. É o resultado de muito trabalho que envolveu muitas dúvidas, dores, derrotas, vitórias e muitos nãos. Mas, todas as oportunidades que tivemos, agarramos. O maior mérito foi dele, pois sem a garra e comprometimento dele, não adiantava um técnico e uma equipe trabalhar", acrescentou.


A Associação Oguido Dojo recebe apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da FEL, via recursos do FEIPE, há 15 anos. Marcelo Oguido afirma que o investimento foi fundamental para o sucesso de Figueira. "Por muitos anos viajamos para as etapas do Mundial com essa verba. Isso ajudou o Vinicius a somar pontos e ganhar experiência com torneios no exterior. Toda nossa equipe é beneficiada. Sem o FEIPE, não teríamos condições de lutar também nas seletivas nacionais para convocação para a seleção brasileira, por muitas delas serem longe e as passagens serem caras", detalhou.


O karatê vai ser incluído pela primeira vez em uma Olimpíada em Tóquio 2020, e essa é a próxima meta de Figueira. "Ainda neste ano, temos etapas da liga mundial no Japão, Rússia, Chile e Espanha, que valem pontos para classificação olímpica", destacou.

Em 2019, o atleta já participou de sete competições internacionais, na Áustria, Canadá, China, França, Marrocos, Panamá e Turquia. "Fomos em busca de pontos para o ranking olímpico e já aproveitamos e nos preparamos também para os Jogos Pan-americanos. Essa é uma competição importante para o karatê porque pode ajudar na conquista da vaga olímpica", afirmou.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade