Será aberta oficialmente hoje a 6ª edição dos Jogos Escolares da Juventude. A maior competição estudantil do Brasil – para alunos/atletas de 12 a 14 anos – terá seu cerimonial de abertura a partir das 18 horas, no ginásio Moringão. É a segunda vez em cinco anos que Londrina tem a responsabilidade de sediar o evento. Na primeira, em 2009, dividiu o posto com Maringá. As competições começam amanhã e vão até o próximo dia 13.
Os números que envolvem a competição são grandiosos. Com 3.970 competidores inscritos, a edição deste ano já é a maior da história dos Jogos. Eles vão representar 1.350 escolas dos 27 estados brasileiros, além do distrito federal. Se somados o contingente de técnicos e dirigentes das delegações, o número de envolvidos na realização do evento sobe a 4,7 mil. Para ajudar na organização, o COB conta com o trabalho voluntário de 250 pessoas. Para receber o evento, o município teve que garantir uma contrapartida de R$ 3 milhões, 50% do valor que o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), investe na realização do evento.
O COB reforça que o principal objetivo da realização dos Jogos Escolares da Juventude é a contribuição para a inserção social através do esporte, além do incentivo à prática esportiva nas escolas. Porém, cada vez mais os Jogos se consolidam como o grande revelador de potenciais atletas para o alto rendimento.
Dos 97 atletas brasileiros que participaram com sucesso dos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014, no mês passado, 54 passaram pelos Jogos Escolares da Juventude. Entre eles os medalhistas Layana Colman (judô), Hugo Calderano (tênis de mesa), Matheus Santana, Luiz Altamir, Giovanna Diamante e Natalia de Luccas (natação), e Duda Lisboa (vôlei de praia).
"As confederações brasileiras olímpicas enviam observadores para os Jogos com o objetivo de detectar talentos para o esporte brasileiro", explica Edgar Hubner, gerente geral de Juventude e Infraestrutura do COB e diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude. "Muitos jovens que passaram pelos Jogos Escolares já estão representando o Brasil nas principais competições do calendário internacional. E ganhando medalhas", complementa.
E, de acordo com o COB, o trabalho vai ainda mais além. Os Jogos Escolares da Juventude revelaram 17 atletas para a delegação brasileira que foi aos Jogos Olímpicos Londres, em 2012. O evento foi o responsável pelo surgimento de medalhistas olímpicas como as judocas Sarah Menezes e Mayra Aguiar, das finalistas olímpicas Rosângela Santos e Ana Cláudia Lemos, do atletismo, e do semifinalista Leonardo de Deus, da natação.
Como já é de praxe, além das competições, os jovens atletas terão à disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.
Em Londrina, serão disputadas competições de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. As disputas individuais começam amanhã e vão até dia 7. Já as coletivas serão realizadas entre os dias 9 e 13.