Outras modalidades

Praças esportivas de Londrina padecem sob má conservação

19 mar 2010 às 08:56

As praças esportivas de Londrina, a terceira maior cidade do Sul do país, padecem sob a má conservação e o descaso de seus administradores. Nesta quinta-feira (18), o ginásio Darcy Cortês, o Moringão foi interditado pelo presidente da Fundação de Esportes, Paulo Roberto de Oliveira, devido as péssimas condições do piso.

Há uma semana, os torcedores do Tubarão tiveram que viajar cerca de 170 km para acompanhar a agremiação no estádio Waldemiro Wagner, em Paranavaí, pela Copa do Brasil, devido a interdição dos estádios do Café e do Vitorino Gonçalves Dias.


No primeiro caso, a praça esportiva foi fechada por não atender diversas exigências de segurança. No entanto, a prefeitura já abriu licitações para que as obras sejam feitas no local. Já o VGD está condenado pela Vigilância Sanitária e demais órgãos por colocar em risco a vida dos torcedores em determinados pontos do estádio.


No ano passado, a cidade não pode ser sede da maior categoria do automobilismo brasileiro – a Stock Car – por causa, conforme a entidade que comanda a modalidade, o autódromo Ayrton Senna não possuía segurança aos pilotos da categoria. Nesta temporada o espaço foi incluído no calendário, entretanto, a pista será vistoriada para, em seguida, ser liberada pela Confederação Brasileira de Automobilismo.


Já o Moringão, além de abrigar as partidas da equipe do Campos do Conde/Sercomtel/Londrina que disputa o Novo Basquete Brasil, o ginásio serviu para a preparação da seleção brasileira de Handebol que disputará os Jogos Sul-Americanos de Medelín, neste mês. Com a interdição, o basquetebol terá que ser remanejado para o ginásio do Colégio Mãe de Deus, onde o número de torcedores é menor.


Segundo Paulo Roberto de Oliveira, presidente da FEL, a proibição de jogos será até que as obras de reforma no piso sejam concluídas. O piso de madeira do ginásio está deteriorado e terá que ser totalmente substituído.

Mesmo com as praças esportivas vetadas, a cidade visa resgatar a tradição em diversas categorias, entre elas, o basquetebol e o futebol, e ainda almeja ser uma das sedes de treinamento das seleções que disputarão a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.


Continue lendo