Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Vôlei

Polônia é campeã mundial e impede tetra do Brasil

Agência Estado
21 set 2014 às 18:22

Compartilhar notícia

- Divulgação/FIVB
Publicidade
Publicidade

A seleção brasileira masculina de vôlei ficou muito perto da conquista do inédito tetracampeonato, mas perdeu a final do Mundial para a anfitriã Polônia, neste domingo, em Katowice, e teve que se contentar com a medalha de prata. A vitória polonesa na decisão do título foi por 3 sets a 1, com parciais de 18/25, 25/22, 25/23 e 25/22, fazendo enorme festa com a sua fanática torcida.

Depois dos títulos em 2002, 2006 e 2010, o Brasil tentava se tornar a primeira seleção na história a ser campeã mundial quatro vezes seguida no vôlei masculino - todas sob o comando do técnico Bernardinho. Mas não teve forças para conter a forte seleção polonesa, que ainda contou com o importante apoio dos torcedores para chegar ao segundo ouro de sua história, repetindo 1974.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Polônia sofreu apenas uma derrota, em 13 jogos, para chegar ao título - foi ainda na segunda fase, diante dos Estados Unidos. Antes da decisão deste domingo, ganhou também do Brasil, por 3 sets a 2, em jogo válido pela terceira fase do campeonato. Além disso, conseguiu se vingar da seleção brasileira, para quem os poloneses tinham perdido na final do Mundial de 2006, no Japão.

Leia mais:

Imagem de destaque

'Por US$ 500 mil, nunca mais', diz Whindersson Nunes sobre sarrada

Imagem de destaque
Usou a Netflix

Popó volta a desafiar Pablo Marçal durante evento Mike Tyson x Jake Paul

Imagem de destaque
Terceiro revés do humorista

Em luta com 'sarrada', Whindersson Nunes perde para indiano

Imagem de destaque
Decisão unânime

Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos


O JOGO - Neste domingo, o Brasil iniciou a decisão com Bruno, Wallace, Sidão, Lucão, Lucarelli e Murilo como titulares - essa foi a escalação brasileira durante praticamente todo o Mundial. Para completar, Bernardinho fez um revezamento de líbero, utilizando Felipe na defesa e Mário Júnior na recepção. Além disso, ele ainda acionou Lipe, Vissotto, Éder e Rapha na partida.

Publicidade


Sem se abalar com a pressão da fanática torcida polonesa, o Brasil controlou as ações no começo do jogo. Com uma atuação consistente, abriu rapidamente quatro pontos de vantagem, fazendo 8/4. Depois, foi mantendo a dianteira com tranquilidade, chegando a fazer 18/11. A Polônia bem que tentou reagir, mas não teve forças para evitar a vitória brasileira no primeiro set por 25/18.


A Polônia voltou melhor para o segundo set, liderando o placar desde o começo. Assim, chegou a abrir 4/1. Aos poucos, o Brasil tentou recuperar terreno, mas teve dificuldades para encostar. Ficou até seis pontos atrás, quando estava 17/11, e conseguiu a reação, empatando 17/17 com uma sequência de saques de Bruno. Depois, porém, os poloneses fecharam a parcial em 25/22.


O terceiro set foi bem mais equilibrado, com as duas equipes alternando pontos. Ninguém foi capaz de abrir vantagem até os momentos decisivos. A Polônia, então, conseguiu fazer 18/16, mantendo a dianteira até 23 pontos, quando o Brasil chegou ao empate. Mas os poloneses não perderam o controle, somaram dois pontos seguidos e fecharam a parcial em 25/23, virando a partida para 2 a 1.

O roteiro do quarto set foi o mesmo do anterior, com alternância nos pontos e muito equilíbrio. A Polônia fez 11/9, levou o empate em 12/12, voltou a abrir em 15/13 e permitiu o 15/15. O Brasil, então, tomou a frente no placar com 17/16 e chegou a fazer 20/17. Mas a seleção polonesa buscou a virada e fechou em 25/22, conquistando o título mundial e frustrando o tetra brasileiro.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade