O pivô do Washington Wizards, Jason Collins, declarou nesta segunda-feira que é gay. O jogador se pronunciou através de um artigo publicado no site Sports Illustraded, da CNN. Collins se tornou o primeiro atleta da liga norte-americana masculina de basquete a assumir a homossexualidade.
- Eu não pretendia ser o primeiro jogador de uma equipe norte-americana a ser abertamente gay. Mas, desde que sou, eu estou feliz para conversar a respeito. Como ninguém nunca declarou isso, estou levantando minha mão - escreveu o jogador, que ainda ressaltou que quando era mais novo chegou a ficar noive de uma mulher.
O jogador iniciou o texto dizendo que é um pivô da NBA de 34 anos, negro e gay. Ao longo do pronunciamento, ele escreveu que já pensava em assumir a opção desde 2011 e que o atentado na Maratona de Boston foi importante para acelerar a declaração, pois o fez perceber que "as coisas podem mudar em um instante, então não tem porque não viver a verdade".
Draftado em 2001, o pivô de 34 anos jogou pelo New Jersey nets até 2008. Depois teve passagens por Memphis Grizzlies, Minnesota Timberwolves, Atlanta Hawks, Boston Celtics e finalmente chegou ao Washington Wizards na atual temporada.