A Pirelli já decidiu quando estreará seu novo pneu para a temporada 2016 da Fórmula 1. Os compostos ultramacios, de cor roxa, serão utilizados pela primeira vez no GP do Canadá, em Montreal, no fim de semana dos dias 10, 11 e 12 de junho.
Maior novidade da fornecedora de pneus para este ano, o composto ultramacio foi estreado pelos pilotos no segundo dia da primeira bateria de testes coletivos da pré-temporada, na semana passada, em Barcelona.
Foi com ele que o alemão Sebastian Vettel foi o mais rápido do dia, na terça-feira, superando até o alemão Nico Rosberg, da poderosa Mercedes, que dominou os últimos dois campeonatos. Os pilotos, no geral, aprovaram o novo pneu, que foi até 0.8 segundos mais rápido que o supermacio.
Pela definição da Pirelli, as equipes terão ainda à disposição os pneus macios, amarelos, e supermacios, de cor vermelha. Pelas novas regras, os times devem poupar um jogo de pneus ultramacios para o Q3, a terceira etapa do treino classificatório, que define o grid de largada.
As equipes que entrarem no Q3 devem devolver este jogo extra ao fim da sessão. Já aquelas que forem eliminadas antes desta etapa podem levar este jogo para a corrida, o que deve trazer maior equilíbrio na disputa.