A introdução dos pneus Pirelli em 2011 na Fórmula 1, que devem sofrer desgaste mais rápido do que os compostos utilizados nas temporadas anteriores, deve mudar profundamente a categoria, de acordo com Fernando Alonso. Para o piloto espanhol, a estratégia será fundamental para a definição das corridas, já que existe a expectativa de realização de ao menos três pit stops por prova. Assim, para o piloto da Ferrari, o treino de classificação, realizado aos sábados, não terá tanta importância neste campeonato.
"Com certeza há uma maneira nova de fazer as corridas em termos de estratégia, por isso vamos dizer que uma Fórmula 1 nova está começando aqui em Melbourne, em termos do ponto de vista da estratégia, mas precisamos aprender a partir daqui e manter todas os novas coisas para as próximas corridas, mas precisamos estar muito focados, muito concentrados na estratégia, porque eu acho que pode definir uma grande parte do resultado da corrida. Por outro lado, talvez os treinos classificatórios de sábado tenham um valor um pouco menor em comparação ao ano passado, porque no domingo haverá mais coisas, mais fatores na pista", afirmou Alonso.
A opinião do espanhol foi compartilhada pelo australiano Mark Webber. O piloto australiano avaliou que a pré-temporada da Fórmula 1 foi importante para iniciar a adaptação aos novos pneus, mas que só será possível ter um conhecimento melhor dos compostos durante as provas, o que definirá as estratégias das equipes.
"Há um monte de perguntas para nós respondermos neste fim de semana. Fizemos grande quilometragem com os pneus no inverno. Eles nos deram uma ideia do que devemos esperar, mas é preciso ir correndo para ver a melhor forma de adaptar isso dentro de uma corrida de um GP. Temos uma boa ideia do que os pneus vão fazer por nós, mas como podemos integrar isso em um GP com pit stops, estratégia, coisas assim", disse Webber.
Porém, Alonso não acredita que a temperatura da pista de Melbourne influencie no desempenho dos pneus na prova de abertura da temporada 2011 da Fórmula 1. "Não sei se a temperatura será de 40ºC domingo, mas eu não acho que haverá muitas surpresas no domingo, em termos de comportamento dos pneus. Temos uma ideia razoável do que vai acontecer. Mas talvez em Sepang seja preciso ficar um pouco mais interessados na temperaturas da pista", comentou.