Pilotos de todo o Brasil já confirmaram a participação na 18ª edição das ''500 Milhas de Londrina'', tradicional prova do automobilismo paranaense, que será realizada no Autódromo Ayrton Senna, neste final de semana. Pelo menos 40 carros percorrerão os 800 km, ou 263 voltas, no traçado de 3.145 metros. A largada está prevista para sábado, às 16 horas, e a chegada para as 22 horas. Ontem foram realizados os primeiros treinos livres. Os treinos classificatórios acontecem nesta sexta. A prova será válida também pelo Paranaense de Endurance e contará com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA).
Serão disputadas as categorias: Grupo I/Geral: Força Livre; Grupo II: Protótipos Nacionais até 2.000cc e 620 kg; Grupo III: Força Livre Turismo até 2.000cc (protótipo fechado); Grupo IV: Força Livre Turismo até 2.000cc; Grupo V: Marcas 1.6; Grupo VI: Speed 1.600; e Grupo VII: Marcas L (carburado).
A dupla londrinense José Roberto Hofig Ramos e Maicom Tumiate, vencedores da prova em 2008, na Geral e no Grupo B, confirmou presença nas ''500 Milhas de Londrina''. José Roberto e Maicon vão correr com o protótipo Spyder AP 2.0, 8 válvulas, que desenvolve 200 cv de potência, câmbio Hewland e freios Wilwood, com preparação da Tumiate Competições, do experiente Chico Tumiate.
''Vamos manter a nossa estratégia de corrida, com três paradas para a troca de pilotos e reabastecimento. Como é uma prova de longa duração, o importante é a regularidade e a durabilidade do conjunto motor, câmbio e suspensão. Vamos em busca de mais uma vitória na Geral e no Grupo B e conquistar o bicampeonato, fechando o ano no lugar mais alto do pódio'', declarou José Roberto Ramos.
O piloto catarinense Leomar Fendrich e os paranaenses Jair Bana e Duda Bana vão disputar juntos a prova. Com preparação da Equipe Billy Motorsport, o protótipo Predador, equipado com motor Ford Duratec 16V de Fórmula-3, tem 240 cv de potência, câmbio sequencial Hewland e pneus Pirelli de F-3, também no Grupo B, o trio é forte candidato à pole position e à vitória.
''Temos uma boa expectativa para a corrida, depois das melhorias feitas no carro, que ficou mais confiável para uma prova desta natureza. Podemos fazer um bom trem de corrida, pois somos três pilotos constantes e pretendemos chegar à metade da prova e dizer que vamos em busca da vitória'', argumentou Jair Bana.
A equipe WRacing está em Londrina com um Clio 2.0, com 180 cv de potência e um Peugeot 207, 1.6, com 160 cv, com os pilotos José Cordova, Luiz Fernando Fedechen e Marcos Ramos que vão em busca do bicampeonato nas 500 Milhas. ''Nossos carros estão bem preparados para essa prova de longa duração, onde o mais importante é a constância e não a velocidade final. Temos um trio de pilotos rápidos e queremos a vitória no Grupo IV, nas 500 Milhas e no Paranaense'', disse Marcos Ramos.
Outra equipe forte nos Grupos IV e V, é a do trio Rodrigo Tassi, Alessandro Marchini e Rodrigo Buffara, que vão correr com o Gol 1.6 n.º 18, com 160 cv de potência, preparado pela Cazuni Racing Sport, em busca do bicampeonato no Paranaense de Endurance. ''Montamos uma equipe forte, com um trio de pilotos rápidos e esperamos estar no lugar mais alto do pódio em nossa categoria, no fim das 500 Milhas'', concluiu Alessandro Marchini.