Faltando mais de duas semanas para a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, representantes de seis marcas presentes na categoria utilizaram o Autódromo Ayrton Senna, em Londrina, e Interlagos, em São Paulo, para se prepararem para a corrida marcada para 3 de junho, em Goiânia.
A RM Competições usou a pista de Londrina para testes preparatórios. A atual campeã da categoria, que utiliza caminhões da MAN-Volkswagen, testou na quarta (16) e nesta quinta-feira (17) com os pilotos Felipe Giaffone e André Marques. Adalberto Jardim, da AJ5, outra equipe da marca, também esteve na pista.
"Focamos o trabalho na bomba injetora, experimentamos várias opções", contou Giaffone. "Mexemos um pouco em chassi, mas o principal foi o trabalho com a bomba. Não melhoramos tudo o que queríamos, ainda não estamos no nível que tínhamos em 2011, mas já melhoramos um pouquinho. As pistas das próximas corridas vão exigir muita potência, o pessoal da Volkswagen vai ter bastante trabalho. O trabalho não para", comentou.
Beto Monteiro, líder da temporada 2012, foi um dos que aproveitaram os treinos em Interlagos. O pernambucano da Scuderia Iveco priorizou a análise do desgaste de freios. "A pista de Goiânia desgasta muito os freios. Além disso a gente aproveitou para testar configurações eletrônicas do motor", detalhou o piloto, que soma duas vitórias e um terceiro lugar em três corridas. O paulista Valmir Benavides, seu companheiro de equipe, também foi à pista.
A Ford Racing Trucks/DF Motorsport foi à pista com os dois caminhões. O trabalho dos pilotos Danilo Dirani e Pedro Gomes serviu para a equipe sanar dúvidas alimentadas durante os treinos e a corrida de Caruaru. O único caminhão Mercedes-Benz na pista em Interlagos foi o de Luiz Lopes. O paulista da ABF Racing Team contou com a consultoria de Wellington Cirino, paranaense que defende a ABF/Mercedes-Benz.
Já a Scania esteve na pista nos testes desta quinta-feira com Roberval Andrade, piloto da Ticket Car Corinthians Motorsport. Por fim, a ABF/Volvo apresentou-se para os testes em Interlagos com seus dois caminhões – Paulo Salustiano e Luiz Pucci.