O piloto português Luis Filipe de Sousa Carreira, de 35 anos, morreu nesta quinta-feira ao sofrer um grave acidente durante os treinos para o GP de Macau, uma prova tradicional de motovelocidade realizada em circuito de rua no território chinês e que vive a sua 46.ª edição.
Carreira sofreu uma queda fatal quando tentava contornar a chamada Curva dos Pescadores, que faz parte do trecho mais veloz do circuito de Macau. Nenhum outro piloto participou do acidente, que paralisou a sessão classificatória, posteriormente cancelada por causa do desfecho trágico da queda do português.
Carreira corria pela equipe Bennimoto Raider-Cetelem e acabou morrendo no circuito de rua chinês que é considerado um dos mais difíceis e perigosos do mundo. Ele guiava uma Suzuki 1000cc e, pouco antes do acidente, havia conquistado o quinto melhor tempo na primeira sessão de treinos em Macau.
Por meio de um comunicado, a organização da prova chinesa informou que Carreira "sucumbiu aos ferimentos resultantes de um acidente ocorrido, esta tarde (no horário local), na sessão de qualificação". Após a queda, a moto guiada pelo português pegou fogo e o piloto recebeu atendimento na pista. Ele chegou a ser transportado de ambulância para um hospital local e os médicos tentaram reanimá-lo, mas não tiveram sucesso.