Outras modalidades

Pesquisa mostra que brasileiro foi do pessimismo ao orgulho em relação aos Jogos Olímpicos

09 set 2016 às 09:25

O clima pós-Jogos Olímpicos é de entusiasmo, otimismo, orgulho e resgate de um patriotismo que parecia adormecido. Antes pessimista e temendo que não houvesse legados reais para o Rio de Janeiro com a Olimpíada, o brasileiro acredita que não só a imagem do país melhorou após as competições, como percebeu que houve transformações reais na cidade, sobretudo no que se refere a mobilidade urbana.

Outro aspecto relevante depurado durante os Jogos Rio 2016 é que a intolerância nossa de cada dia expressada nas redes sociais teve significativa redução. Esse e outros dados sobre comportamento do brasileiro foram apresentados nesta quinta-feira (8) pela agência nova/sb, em coletiva de imprensa no Rio Media Center.


"Inegavelmente as Olimpíadas superaram as expectativas. Antes, havia o temor pela não-conclusão das obras, pelo risco de atentados terroristas e de o Brasil ficar com uma imagem negativa para o resto do mundo. Hoje a visão é de que as Olimpíadas foram um sucesso e o Brasil mostrou sua capacidade de fazer um evento dessa grandeza", revela Sérgio Silva, diretor de Planejamento da empresa.

A agência nova/sb é especializada em Comunicação de Interesse Público e tem tradição na produção de estudos e pesquisas de comportamento. Ao longo de um ano e oito meses foram ouvidos mais de 140 grupos de discussão utilizando metodologia própria qualitativa de avaliação chamada PULSO. No estudo sobre as Olimpíadas foram ouvidos participantes de idades entre 18 e 50 anos, moradores do Rio de Janeiro e de São Paulo, pertencente à classe C.


Continue lendo