Um dia depois de anunciar o cancelamento da cerimônia de apresentação do seu novo carro para a Fórmula 1, que estava marcada para acontecer nesta sexta-feira (3) e foi cancelada por causa da nevasca que atinge a Itália, a Ferrari exibiu, por meio do seu site oficial, o modelo que usará na temporada deste ano. E o F2012 trouxe como principal novidade um degrau antes do seu bico, seguindo a tendência iniciada pela Caterham, ex-Lotus, que exibiu seu carro na semana passada.
Outra novidade mais evidente no novo modelo da Ferrari exibido nesta sexta é a presença de uma terceira entrada de ar, além das duas laterais, que fica localizada acima da tampa do motor e à frente do santantônio. Já a adoção do novo bico mais baixo está diretamente adequada ao novo regulamento aerodinâmico da categoria, que prevê a altura máxima da dianteira em 55 centímetros, contra os 62,5 de 2011.
Sem a tradicional presença dos jornalistas e representantes de patrocinadores, cujo acesso acabou ficando inviável por causa da nevasca na Itália, o novo carro da Ferrari foi apresentado via internet por Felipe Massa, Fernando Alonso e pelo chefe da equipe, Stefano Domenicali, em uma cerimônia privada em Maranello.
Após uma temporada decepcionante para a Ferrari, na qual Alonso conquistou a única vitória da equipe no ano passado e Massa ampliou o seu jejum na categoria, a tradicional escuderia está confiante de que irá reagir e voltar a brigar diretamente pelo título mundial neste ano. "Tenho certeza de que nosso carro será vencedor desde o começo. Aprendemos muitas lições no passado e tomamos algumas difíceis decisões. Mas estou certo que todos nossos esforços serão refletidos neste carro", disse Domenicali.
A Ferrari, por sua vez, divulgou um comunicado para explicar as novidades do seu carro em relação ao do ano passado. "As principais mudanças em comparação a 2011 estão relacionadas à altura da dianteira do chassi, a posição dos canos do escapamento e o mapeamento para a gestão eletrônica do motor. Praticamente cada área do carro foi revisada, a começar pelo layout da suspensão; tanto a dianteira quanto a traseira apresentam pull-rods (tipo de suspensão), visando favorecer o desempenho aerodinâmico e baixando o centro de gravidade", informou a equipe.
A estreia do novo carro da Ferrari na pista acontecerá na próxima terça-feira, no circuito de Jerez de La Frontera, na Espanha, onde começarão os testes coletivos de pré-temporada da Fórmula 1.