Cerca de 300 ciclistas aproveitaram a manhã de sol deste domingo (14) para participar da 1ª Pedalada Caixa em comemoração aos 80 anos de Londrina. Organizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Clube de Aventura em parceira com a Prefeitura Municipal de Londrina e Fundação de Esportes (FEL), a pedalada contou com infraestrutura montada no Aterro do lago Igapó e circuito kids para atender o público infantil.
A largada para todos os percursos – 10 km, 20 km e 30 km - foi simultânea. Ao final do evento foram entregues medalhas de participação a todos os ciclistas que completaram a prova e troféus aos três primeiros de cada uma das modalidades.
Participaram ciclistas de Londrina, Rolândia, Arapongas, Cambará e Ribeirão do Pinhal. A ciclista maringaense Gabriela Yumi, da Seleção Brasileira de Pista, participou da pedalada como convidada de honra, perfazendo os 30 km ao lado dos participantes. Vice-campeã dos Jogos Pan-Americanos da Guatemala e do GP da Irlanda, onde obteve medalha de ouro este ano, a ciclista embarca para Cali, na Colômbia, em janeiro para participar da Copa do Mundo de Pista.
A novidade do evento ficou por conta da participação dos paraciclistas Ivan Claiton de Souza e Marcos Felipe, que venceram o Parajaps (Jogos Abertos Paradesportivo do Paraná) na semana passada, também em Londrina.
O ciclista Elier Júnior, de 27 anos, foi o vencedor do desafio de 30 km. "Nunca tinha participado de prova ciclística. É minha primeira vez e me empolguei", disse ele, que veio de Cambará (PR). Hugo Grodiski, que ficou em segundo também no desafio dos 30 km, elogiou a prova. Ele contou que em maio deste ano participou da Gran Fondo New York. "Gosto muito de participar deste tipo de prova, tenho em casa pelo menos umas 150 medalhas. Esta hoje foi excelente", disse ele.
Marilene Mascaro estava feliz da vida com o resultado do primeiro lugar na categoria acima de 51 anos dos 10 km. "Comprei a bike esses dias, vim para participar e não imaginava que seria a campeã na minha modalidade", comemorou ela. Camila Minaki, vencedora da categoria 31 a 40, também comemorou o resultado. "Fiquei em primeiro lugar nos 20 km, vim apenas pra me divertir", comentou ela.