Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
'Sonhos Concretos'

Obras de Niemeyer viram pistas de skate em documentário

Folhapress
10 jun 2020 às 10:24

Compartilhar notícia

- Reprodução
Publicidade
Publicidade

Dois dos principais skatistas brasileiros da atualidade, os amigos Pedro Barros e Murilo Peres tiveram uma oportunidade única nos últimos meses: eles foram autorizados a andar de skate e fazer manobras sobre obras do arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012).

Os registros em vídeo dos "rolês" da dupla fazem parte de um documentário de 15 minutos, "Sonhos Concretos: O Skate Encontra Niemeyer", que a Red Bull TV lança nesta quarta-feira (10). O filme pode ser visto gratuitamente neste link.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As filmagens, dirigidas por Hugo Haddad, foram feitas de dezembro de 2019 a janeiro de 2020 em cinco locais: Rio de Janeiro, Niterói, Brasília, São Paulo e Belo Horizonte.

Leia mais:

Imagem de destaque

'Por US$ 500 mil, nunca mais', diz Whindersson Nunes sobre sarrada

Imagem de destaque
Usou a Netflix

Popó volta a desafiar Pablo Marçal durante evento Mike Tyson x Jake Paul

Imagem de destaque
Terceiro revés do humorista

Em luta com 'sarrada', Whindersson Nunes perde para indiano

Imagem de destaque
Decisão unânime

Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos


Do prédio do Congresso Nacional ao Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera, os atletas passaram por várias obras consagradas do ícone da arquitetura. A Fundação Oscar Niemeyer também está envolvida na realização do projeto.

Publicidade


"Se eu fosse um arquiteto e pudesse desenhar obras, faria apenas tudo que fosse 'skatável', para conseguir andar em tudo. De certa forma, Niemeyer fez isso há muitos anos. São tantas linhas, tantas curvas... Parece que ele andava de skate e não sabia", diz Pedro Barros em um dos trechos do filme.


"Existe uma forte identidade entre o universo deste esporte e a arquitetura de Niemeyer e seus valores. A irreverência, a liberdade, a busca por desafios, a criatividade em cada movimento, tudo isso está na essência do skate, assim como na obra de Niemeyer, feita de curvas e gestos livres, bela e surpreendente, assim como um rolê de skate", afirma Carlos Ricardo Niemeyer, superintendente executivo da fundação.

Segundo a produção, ao final das gravações todas as obras passaram por um processo de reparo.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade