A novidade mais aguardada para a temporada 2013 da Stock Car, os novos pneus fornecidos pela Pirelli - que substitui a Goodyear como fornecedora da categoria -, foi recebida com satisfação por pilotos e chefes de equipe depois dos primeiros treinos do ano, realizados nesta sexta-feira em Interlagos.
A pista paulistana foi aberta um dia antes do início das atividades oficiais para a primeira etapa do ano justamente para que os times pudessem fazer as primeiras avaliações dos novos pneus. E, no box da equipe Prati-Donaduzzi, o começo "foi bastante promissor", como definiu o chefe de equipe, Juan Carlos Mico.
Tanto o engenheiro quanto os pilotos do único time 100% paranaense na Stock Car destacaram a velocidade, durabilidade e consistência dos compostos. Além de ter deixado a categoria quatro segundos mais rápida nesta sexta-feira - esta diferença ainda pode aumentar com o desenvolvimento dos carros ao longo do fim de semana -, os novos pneus se mostraram mais constantes a ponto de Júlio Campos, por exemplo, ter estabelecido a terceira melhor marca no primeiro ensaio na 11ª volta do seu jogo de pneus.
"O carro parece não perder muita aderência com o desgaste dos pneus. Há uma perda natural depois de três voltas, mas daí em diante o desempenho fica mais ou menos constante por mais vinte voltas. Por enquanto fizemos treinos com paradas, o que não reproduz exatamente o desgaste de uma corrida, mas a primeira avaliação é muito positiva", avaliou o piloto, que foi contratado pela Prati-Donaduzzi Racing para esta temporada.
Para Rodrigo Sperafico, que segue na Prati e também esteve entre os destaques desta sexta-feira em São Paulo, a Pirelli construiu um composto que consegue aliar velocidade e durabilidade. "Isso é uma vantagem para todo mundo, mas a parte boa é que ninguém vai sofrer tanto com o desgaste de pneus como sofria na temporada passada", apontou.
Na prática, a mudança pode interferir no andamento das corridas deste ano na Stock Car. "Às vezes a gente via alguém muito rápido na classificação, mas esse ritmo diminuia muito no meio da corrida porque os pneus acabavam. Acho que isso não vai acontecer com tanta frequência neste ano e a tomada de tempos vai dar um panorama melhor de quem está realmente rápido na prova. Talvez fique mais difícil para quem larga atrás ganhar posições apostando apenas no desgaste de pneus dos outros pilotos", comentou Júlio Campos.
O chefe da equipe Prati-Donaduzzi, mesmo com cautela, aposta em um começo animador para o time. "Claro que isso é apenas uma primeira avaliação, mas o começo foi bastante promissor, especialmente na forma como o carro do Júlio se comportou no primeiro treino, em que cada piloto saiu com um setup diferente para testar os pneus, e como o carro do Rodrigo se comportou no segundo, quando usamos nele um setup parecido com o que já havia dado certo pela manhã", avaliou Mico.
Para efeito de comparação, a melhor volta desta sexta-feira em Interlagos foi de Allam Khodair com 1m38s479. Na última etapa de 2012, também realizada em São Paulo, a volta mais rápida do treino classificatório foi de Átila Abreu com 1m42s477.
O tira-teima de quem vai se adaptar mais rapidamente à novidade será já neste sábado, quando os pilotos fazem o treino classificatório para definir o grid de largada da primeira corrida do ano. Confira a programação para a abertura da temporada 2013 da Stock Car, em São Paulo.
Sábado - 2/3
8h15 às 9h20 - Treino livre - Grupo 1
9h30 às 10h35 - Treino livre - Grupo 2
12h às 13h05 - Treino livre - Grupo 1
13h15 às 14h20 - Treino livre - Grupo 2
15h45 - Treino classificatório
Domingo - 3/3
11h - Largada (40 min. de prova + 1 volta)