A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) informou que pretende ampliar a Liga Nacional Masculina e Feminina da modalidade. Com uma nova configuração, a competição deve envolver um número maior de equipes do Brasil. A ideia é que a Liga seja dividida em três regiões. Uma que irá abranger o Sul, Sudeste e Centro-Oeste, outra para o Nordeste e outra para os times do Norte. Essas regiões jogarão a primeira fase entre si e se cruzarão a partir das quartas de final.
A expectativa é de que com o novo formato a Liga Masculina possa atingir número recorde de participantes, com 36 equipes, com 22 estados representados. Londrina está previamente incluída no torneio Sul/Sudeste/Centro-Oeste, que terá ainda outras nove equipes: Pinheiros (SP), Taubaté (SP), Metodista (SP), São Caetano (SP), Juiz de Fora (MG), Uberaba (MG), Caixas do Sul (RS), Maringá (PR) e Itajaí (SC).
O técnico Giancarlos Ramirez aprovou a mudança no formato do torneio. "Achei o formato excelente. Como é praticado em todo o país, o handebol precisava de uma liga nacional nesse formato, acima de 30 equipes. É uma grande novidade. Mais atletas no país terão a oportunidade de jogar uma competição mais forte, e isso vai fazer a modalidade crescer muito. A expectativa é de que novos investidores também apareçam", destacou o treinador.
Após a primeira fase, oito equipes avançam aos mata-matas, sendo quatro do torneio Sul/Sudeste/Centro-Oeste, duas do Nordeste e outras duas do Norte. Esta fase será disputada em dois jogos, ambos na região sul ou sudeste. As semifinais e finais serão disputadas em local único, indicado pela CBHb, que vai custear hospedagem e alimentação das dos finalistas.
A previsão é de que a Liga Masculina seja disputada de 27 de agosto a 10 de dezembro. As equipes do Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm até o dia 16 de maio para confirmarem a participação no campeonato. Até lá, a luta do Londrina, bicampeão nacional em 2005 e 2008 e um dos times mais tradicionais do cenário nacional, é atrair patrocinadores para ter condições de estar entre os participantes.
"Estamos correndo atrás dos patrocinadores. Estamos em negociações com possíveis investidores e há o interesse do município em participar, temos 25 dias para finalizar tudo e confirmar nossa participação", afirmou Ramirez.
Transmissão – Algumas novidades como transmissão dos jogos por internet e a produção de uma estatística mais detalhada das partidas foram recebidas com entusiasmo pelos representantes dos clubes. "Os jogos serão transmitidos por internet para que todos do Brasil possam acompanhar, com imagens de alta qualidade. Isso, sem sombra de dúvida, será um salto de qualidade. Além disso, teremos os jogos das finais transmitidos pelos canais SporTV", acrescentou o presidente da CBHb, Manoel Luiz de Oliveira.