A McLaren corre em casa neste final de semana, no GP da Inglaterra de Fórmula 1, e até por isso esperava-se uma boa performance no treino classificatório deste sábado. O que se viu, no entanto, foi o oposto. A equipe não conseguiu fazer frente à Red Bull e à Ferrari e viu seus dois pilotos decepcionarem.
Jenson Button largará na quinta colocação neste domingo, enquanto Lewis Hamilton será apenas o décimo. A situação fez com que o chefe da equipe, Martin Whitmarsh, admitisse que o "carro não está competitivo".
"Nosso carro não está competitivo, o que não significa que desistiremos. Temos dois grandes pilotos e amanhã (domingo) esperamos chuva e muita confusão", declarou. "Mas também somos realistas. Ficou evidente que nosso carro não é bom o suficiente. É assim que é", analisou.
Com 206 pontos no Mundial de Construtores, a equipe está a 89 pontos da Red Bull, que domina a temporada. Para piorar, neste sábado a Ferrari mostrou estar mais competitiva, pelo menos em Silverstone.
"Durante o final de semana devemos ter algumas mudanças. Não estamos sendo competitivos e sabemos disso. Sabemos exatamente o porquê? Não inteiramente, mas é razoável assumir que não fomos capazes de responder às mudanças deste final de semana, que tiveram grande impacto em nós", afirmou, lembrando da mudança do regulamento, que passou a proibir o difusor aquecido a partir deste fim de semana.
Com este panorama, Whitmarsh parece se conformar em ficar nas posições intermediárias neste domingo. "Será difícil bater a Red Bull amanhã (domingo)? Sim, será muito, muito difícil. Será difícil bater a Ferrari? Sim, será muito, muito difícil", disse o dirigente, demonstrando irritação.