Após quase um século de história no esporte, a NFL oficializou pela primeira vez uma mulher como árbitra da competição. Nesta quarta-feira, a organização anunciou nove novos árbitros no quadro de juízes oficiais da próxima temporada da Liga, que começa em setembro, e a surpresa foi o nome de Sarah Thomas.
Primeira mulher na história a ser árbitra oficial da NFL, Thomas tem 41 anos, é pioneira na profissão e já apitou partidas de futebol americano universitário, sendo também a primeira a alcançar o feito. Ela nasceu no Mississippi e, além de ser árbitra, trabalha como representante de vendas de produtos farmacêuticos.
"Eu não acho que é mais difícil para mim porque sou mulher. Acho que todos trabalhamos como árbitro. Acho que isso nos evolui, não nosso gênero ou raça", afirmou Thomas, em entrevista ao canal de televisão ABC, em 2013.
A NFL já teve jogos apitados por uma mulher, quando Shannon Eastin apitou, em 2012, partidas da pré-temporada, mas ela atuou apenas como árbitra substituta, já que os juízes estavam em greve.