Sem vaga na F-1 após o escândalo com a Renault, Nelsinho Piquet vai correr na Nascar, categoria do automobilismo norte-americano. No entanto, o piloto de 24 anos vai participar como convidado especial da etapa de Brasília da Stock Car. A iniciativa é uma jogada de marketing dos organizadores da categoria.
Além das mudanças anunciadas ainda em 2009, como novo motor de 520 cv, injeção eletrônica Bosch, utilização do etanol fornecido pela Esso, unificação da Copa Vicar e Pick Up Racing e a chegada do Mini Challenge, a principal categoria do automobilismo nacional terá uma cara nova. A Caixa, patrocinadora oficial da disputa, passa a assinar a competição, com a Copa Caixa Stock Car.
O início da temporada será no dia 28 de março, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, com encerramento em 5 de dezembro, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Londrina volta a receber a categoria este ano, em prova marcada para 10 de outubro.
A Copa Caixa Stock Car manterá o sistema utilizado em 2009. As equipes disputarão 12 etapas, sendo que as quatro últimas valerão pela Super Final, reunindo os dez mais bem colocados até a oitava etapa. A troca de combustível continuará obrigatória, enquanto a troca de pneu seguirá sendo opcional.