O espanhol Rafael Nadal conquistou nesta segunda-feira mais um título do Masters 1000 de Roma, disputado em quadras de saibro. Em decisão que estava marcada para domingo, mas precisou ser adiada, o número 3 do mundo se sagrou campeão do torneio italiano ao derrotar na final o sérvio Novak Djokovic por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/3, em 2 horas e 20 minutos.
Nadal conquistou seu sexto título em Roma, sendo o recordista em troféus conquistados no torneio italiano. No ano passado, no entanto, o espanhol havia sido derrotado na decisão do Masters 1000 exatamente por Djokovic. Assim, a vitória desta segunda-feira também teve um sabor de vingança para o número 3 do mundo.
Além disso, o resultado confirmou a recuperação de Nadal no confronto direto com Djokovic. O espanhol lidera o duelo, com 18 vitórias e 14 derrotas, incluindo o triunfo no duelo anterior - a decisão do Masters 1000 de Montecarlo. Antes disso, porém, o número 3 do mundo vinha tendo dificuldades para vencer o sérvio, tendo perdido os sete jogos anteriores, todos eles em finais.
Além do título de 2012, Nadal já havia sido campeão em Roma em 2005, 2006, 2007, 2009 e 2010. Agora, o espanhol passa a acumular 45 títulos na sua carreira, 35 em quadras de saibro e 21 em Masters 1000. Ele também foi campeão dos últimos três torneios que disputou - além de Roma, o Masters 1000 de Montecarlo e o Torneio de Barcelona.
Na final desta segunda-feira, Djokovic abusou dos erros não-forçados - foram 41, contra apenas 22 winners. Mais consistente, Nadal se aproveitou para derrotar o adversário em um duelo em que cometeu 21 equívocos e teve 21 bolas vencedoras.
No primeiro set, Nadal conseguiu uma quebra de serviço no quinto game, que foi devolvida logo em seguida. Porém, no 11º game, Djokovic bobeou e perdeu o seu saque mesmo após estar vencendo por 40/15. Assim, o espanhol apenas precisou confirmar o seu saque em seguida para vencer por 7/5.
Em desvantagem, Djokovic começou mal o segundo set e teve o seu serviço quebrado logo no primeiro game. Assim, sempre esteve atrás no placar e voltou a errar no momento de definição. No nono game, o sérvio cometeu uma dupla-falta em um break-point para o Nadal, definindo a decisão do Masters 1000 de Roma, vencido mais uma vez pelo tenista espanhol.