Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Incentivo

Mudança, inovação e novos hábitos por meio do esporte

Lucas V. de Araujo* - Colunista da FOLHA
25 abr 2022 às 08:00

Compartilhar notícia

- Cresol
Publicidade
Publicidade

Inovação e recursos são dois aspectos totalmente indissociáveis. Um não existe sem o outro. Quando instituições alocam valores em determinado setor estão, de forma direta ou indireta, trabalhando para o surgimento de algo novo.


A Cresol apoia em torno de 15 modalidades esportivas no Brasil. Desde os mais tradicionais, como futebol e vôlei, até aqueles que vem despontando recentemente, como o BMX Freestyle que estreou recentemente como esporte olímpico. Sem contar que a cooperativa de crédito também patrocina paratletas em diferentes modalidades.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os inúmeros títulos são o reflexo mais evidente do quanto esse investimento traz retorno, que não se resume a troféus, medalhas, glória e reconhecimento. O Paraná, o Brasil, toda a sociedade ganham quando o esporte é reconhecido e incentivado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Pai de dois

Tom Brady diz que ser pai é a tarefa mais difícil de sua vida

Imagem de destaque
Saiba mais

Whindersson contra comediante: quem mais luta no card de Tyson e Paul?

Imagem de destaque
Alvo Run

Evento esportivo que comemora os 72 anos de Alvorada do Sul está com inscrições abertas

Imagem de destaque
Segue até sábado

Londrina sedia o Brasileiro de Kart após 25 anos; veja a programação


Além das questões humanas, como melhorar a autoestima das pessoas, o esporte pode ser um grande gerador de negócios e inovação. Recentemente abordei aqui nesta coluna a Campanha Drible da Cresol de incentivo à prática esportiva.

Publicidade


O suporte da cooperativa de crédito ao esporte de certa maneira assemelha-se ao investimento que se faz em ideias com grande potencial de inovação. Traçando um paralelo entre atletas/paratletas e empreendedores, vemos: i) risco de que os resultados não sejam alcançados como o almejado; ii) grande potencial de retorno, no curto, médio e longo prazo; iii) propostas de fazer algo diferente, melhorando o rendimento; iv) muita vontade e determinação de fazer as coisas darem certo.


Poderia trazer aqui outros exemplos, como a pressão por resultados rápidos e ainda o fato de que os técnicos exercem o papel de mentores, buscando sempre motivar seus atletas/paratletas ou empreendedores a darem o melhor de si para alcançar os objetivos traçados.

Publicidade


Da mesma maneira que na inovação, os recursos são imprescindíveis. Se instituições como a Cresol não acreditarem e investirem nestas promessas do esporte, elas não poderão mostrar todo seu potencial e chegar longe.


Acreditar, portanto, no esporte também é pensar que a inovação e a mudança podem ser o instrumento de transformação que tanto necessitamos em nossa sociedade. Mudança de mentalidade, de comportamento, de atitudes. Existe uma tendência natural humana de manter as coisas exatamente como são, já que tendemos a nos manter em nossa zona de conforto. Com o esporte, talvez, essa resistência diminua.

Publicidade


Quando vemos pessoas superando seus próprios limites, transpondo barreiras e ainda vencendo, nos motivamos também. Nada melhor para nos fazer agir do que um bom exemplo. Quanto maiores os problemas que o vencedor superou, maior também será nossa vontade de mostrar que somos capazes.


Se inovação é gerar novos negócios, quantos novos empreendimentos podem surgir a partir de uma grande vitória no esporte? Parabéns a Cresol por acreditar que as pessoas podem mudar o esporte e o mundo ;)


*Lucas V. de Araujo: PhD e pós-doutorando em Comunicação e Inovação (USP). Professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), parecerista internacional e mentor Founder Institute. Autor de “Inovação em Comunicação no Brasil”, pioneiro na área.

Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade