Desde as primeiras horas da manhã deste sábado os motores da Stock Car roncarão forte e para valer. Os carros do Campeonato Brasileiro de Turismo, a categoria formadora de pilotos para a principal do automobilismo nacional, abrem os trabalhos do dia a partir das 8h30. Em seguida entram nos 3.058 metros do Autódromo de Cascavel, os 34 bólidos da Stock Car divididos em dois grupos de 17, cada um com direito a 50 minutos de treinamento livre.
A segunda sessão começa às 12h30, mas o momento mais esperado do dia acontece a partir das 16 horas, quando será definido o grid de largada da oitava etapa, marcada para domingo às 11h30. Até agora o único piloto que conquistou duas poles na temporada foi Átila Abreu, ambas nos circuitos de rua da categoria: Salvador e Ribeirão Preto. Julio Campos (Interlagos), Ricardo Maurício (Curitiba), Thiago Camilo (Brasília) e Marcos Gomes, na primeira corrida em Cascavel, foram os mais velozes e largaram na ponta.
Nesta sexta-feira as equipes da Stock Car e as do Campeonato Brasileiro de Turismo, que dá ao vencedor da etapa o Troféu Dolly, completaram os trabalhos de montagem e verificação dos carros. Na categoria formadora de pilotos para a Stock Car as novidades são Guilherme Sperafico, primo de Rodrigo e Ricardo Sperafico, que entra na Equipe RKL Competições, Daniel Kaefer, que vai no carro 77 e Carlos SG, que disputa a Copa Petrobras de Marcas e também estreia no Brasileiro de Turismo.
Na Stock Car a presença diferente é a de Gabriel Casagrande, que estreia na principal categoria do automobilismo brasileiro. Ele será companheiro de Diego Nunes na Bassani Racing. Gabriel também participa do Brasileiro de Turismo, onde é vice-líder, somente atrás de Felipe Fraga, vencedor das três corridas da temporada.
Cacá Bueno lidera a Stock Car e busca vencer num dos poucos traçados onde ainda não terminou em primeiro lugar. O pentacampeão tem 124 pontos contra 123 de Ricardo Maurício, 112 de Thiago Camilo, que ganhou a última prova disputada nas ruas de Ribeirão Preto, e 110 de Daniel Serra. O quinto colocado é Max Wilson, campeão de 2010, com 84 pontos. Até agora, nas sete provas realizadas em Cascavel, cidade do oeste paranaense, foram sete vencedores diferentes na história.
O traçado integrou a primeira temporada, em 1979, e depois de 1992 ficou ausente do calendário da categoria até 2012, quando retornou com a vitória de Valdeno Brito, o primeiro piloto a vencer a Corrida do Milhão, que neste ano será realizada dia 15 de dezembro em Interlagos e conta pontos em dobro para o campeonato. No templo do automobilismo brasileiro o ganhador levará 48 em vez dos 24 tradicionais pontos pelo primeiro lugar.