Michael Schumacher comemorou aniversário de 53 anos nesta segunda-feira (3) e foi o grande homenageado do dia no mundo do automobilismo. Amigos e admiradores do heptacampeão mundial de Fórmula 1 têm desejado os parabéns e a melhora do estado de saúde do ex-piloto.
O filho Mick foi um dos que exaltou o pai. "Dias como este foram importantes para aumentar minha paixão pelo automobilismo, e ainda o fazem hoje", escreveu o piloto da Haas ao publicar uma fotografia em que aparece ainda criança no colo de Michael. "Sou grato por todas as experiências que você me passou e empolgado para ter novas no futuro."
Ver essa foto no Instagram
Leia mais:
Completaram em 44 minutosTradicionais na prova, quenianos fazem dobradinha na corrida de São Silvestre
Serão 100 crianças beneficiadasOitava edição da campanha Running4Help pretende arrecadar tênis para estudantes carentes em Londrina
Tricampeã no Pan-AmericanoMedalhista olímpica, judoca Mayra Aguiar anuncia aposentadoria
Maiores rivais'Manipulador', 'possuído': o que Prost fala de Senna em documentário
Schumi completa aniversário sem que seus fãs saibam ao certo qual é seu estado de saúde. Oito anos após o acidente que sofreu enquanto esquiava, o ex-piloto está em casa, cercado pela família e acessível para visitas apenas para os amigos mais próximos.
Ninguém de fora sabe, por exemplo, se o heptacampeão está ou não consciente, se consegue falar ou se comunicar de alguma maneira, pois a família escolheu manter sua privacidade. Não à toa uma das mensagens mais comuns para ele hoje foi "continue lutando".
"Você continua sendo uma inspiração para todos nós", escreveu o amigo Jean Todt, de quem Michael ficou muito próximo nos tempos de Ferrari. Todt é um dos poucos que podem visitá-lo e recentemente afirmou que o ex-piloto "sobreviveu graças ao trabalho dos médicos e ajuda de Corinna [a mulher], que queria que Michael sobrevivesse. Ele sobreviveu, mas com sequelas".
Happy birthday Mikel! On this special day we celebrate a great #F1 legend and dear friend. Michael @schumacher you continue to be an inspiration to all of us. My love to you on this birthday anniversary. #MichaelSchumacher #TeamMichael pic.twitter.com/Xp0w3lY7JQ
— Jean Todt (@JeanTodt) January 3, 2022
Schumi sofreu diversos danos cerebrais ao cair de esqui em um resort na cidade de Méribel, na França, onde a família passava as festas de final de ano em 2013. Ele ficou em coma induzido por seis meses e passou por várias cirurgias até ser liberado para voltar para casa, em Lake Geneva, na Suíça.
Sobre sua saúde, a versão oficial é de que a recuperação do ex-piloto é lenta, mas gradual. No entanto, as poucas informações que saem a público sugerem que o heptacampeão vive sobre uma cama. Em documentário produzido recentemente pela Netflix, por exemplo, a mulher Corinna Schumacher admite que "sente falta dele todos os dias".
Schumacher é ainda hoje o maior campeão da história da Fórmula 1, empatado com Lewis Hamilton com sete títulos.