Ricardo Mello venceu o italiano Alessandro Gianessi por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3, na segunda rodada do qualifying do US Open, em jogo encerrado no final da noite da última quinta-feira, e foi o único tenista brasileiro a conseguir avançar à jornada derradeira do qualificatório para a chave principal do Grand Slam disputado em Nova York.
Antes de Mello se classificar, João Souza, o Feijão, Thiago Alves, Júlio Silva, Guilherme Clezar e Leonardo Kirche foram eliminados em fases anteriores deste qualifying para o US Open, cuja chave principal começará a ser disputada na próxima segunda-feira.
O rival de Mello na terceira e última rodada do qualifying, nesta sexta-feira, será o sul-africano Rik de Voest, que na última quinta superou o norte-americano Mitchell Krueger por 2 sets a 1, de virada, com 4/6, 6/3 e 6/4.
Diante do rival da África do Sul, Mello lutará para garantir vaga em sua quinta participação na chave principal do US Open, na qual esteve presente em 2004, 2005, 2010 e no ano passado. Caso conquiste o seu objetivo, o tenista irá se juntar aos brasileiros Thomaz Bellucci e Ricardo Dutra Silva, já garantidos por antecipação na fase mais importante do último Grand Slam do ano.