Em entrevista ao site da revista britânica 'Autosport', Max Verstappen criticou o atual sistema de penalidade por pontos da Fórmula 1. De acordo com o piloto da Toro Rosso, o fato obriga os pilotos pensarem sobre ultrapassagens prejudicando o show para os fãs.
"É uma pena, eles não deveriam nos impedir de correr. Eu não posso mudar isso agora, mas definitivamente eu tenho que ser um pouco mais cuidadoso. Eu não acho que é isso que os fãs querem ver, que eu tenha que recuar quando eu quiser ultrapassar, porque eu tenho medo de tocar em alguém. Temos que rever talvez um pouco o sistema. Talvez eles deveriam fazê-lo de uma maneira diferente, em vez de pontos de penalização e suspensão por uma corrida. Eles devem dar uma multa ou qualquer outra coisa. Isso também é doloroso, mas é diferente do que uma suspensão, porque é realmente ruim para a sua carreira", comentou.
Max Verstappen está a apenas quatro pontos de uma suspensão, o que acontece quando se acumula 12 pontos em um ano. "Definitivamente nas primeiras corridas (de 2016) eu tenho que ter cuidado. Talvez quando você quiser tentar uma jogada arriscada não possa, é uma pena, mas vou tentar ultrapassar de qualquer maneira", finalizou o holandês.
O piloto da Toro Rosso foi o autor da melhor ultrapassagem de 2015 no GP da Bélgica, sobre Felipe Nasr na curva Blanchimont.