Os primeiros treinos livres da prova de abertura deste Mundial de Fórmula 1 foram decepcionantes para Felipe Massa no circuito de Albert Park, em Melbourne, na Austrália. Depois de rodar e sair da pista na sessão inicial, e terminá-la apenas no 18.º lugar, o brasileiro fechou os trabalhos de sexta-feira com a sétima posição na segunda. Desta forma, o piloto da Ferrari ficou decepcionado e lamentou o seu desempenho.
"Depois de mais de três meses, finalmente nós estamos de volta para o que os pilotos mais gostam, ou seja, correr. Porém, hoje foi um primeiro dia difícil porque não demos tantas voltas como planejamos. A chuva complicou as coisas tanto na primeira como na segunda sessão. Na primeira, saí da pista e isso me custou muito tempo", lamentou Massa, antes de explicar o erro que o fez rodar na pista no primeiro treino livre do dia.
"Enquanto eu freava, coloquei a roda traseira esquerda na grama e o carro perdeu o controle, parando apenas na área de escape. Na segunda sessão, a pista deixou a pista molhada por muito tempo e só no fim pude andar com pneus para o seco. Levando-se tudo em consideração, não deu para ver muito bem onde estamos na comparação com os outros (adversários). Dei poucas voltas para dizer se o carro mudou em relação ao último teste em Barcelona", analisou o brasileiro, que neste ano correrá sob pressão e precisando de bons resultados para ter chances de seguir na Ferrari em 2013.
O espanhol Fernando Alonso, que ficou na quarta colocação nas duas sessões realizadas no dia, também lamentou o fato de não ter conseguido andar por mais tempo na pista em condições ideais. "Foi um pouco complicado tentar trabalhar com o programa que havíamos planejado para esta sexta-feira por causa do tempo. Portanto, ainda há um pouco de trabalho a ser feito amanhã (sábado) antes do treino de qualificação, mas eu acho que os outros estão em posição parecida que a nossa", analisou o ferrarista.
Alonso ainda elogiou o desempenho do seu carro, embora tenha lembrado que a chuva atrapalhou a avaliação do mesmo. "Eu estou razoavelmente satisfeito com o carro: a sensação inicial em relação ao seu acerto é positiva. Porém, nós não fizemos a comparação habitual entre dois tipos de pneus porque nós corremos principalmente com os intermediários e médios e estes parecem se comportar muito bem, na medida em que a sua degradação é preocupante", analisou.