Outras modalidades

Martine Grael sobe para o topo da 49er FX no Mundial de Vela

17 set 2014 às 16:33

Apesar da pequena colaboração do vento (em excesso), o Mundial de Vela da Espanha deu chance para que 20 regatas fossem completadas, das 64 programadas para o dia. Dentre os que velejaram, a dupla Martine Grael e Kahena Kunze, da 49er FX, foi a melhor do dia, liderando a classe.

Quem também teve um dia bom foi a dupla Renata Decnop e Isabel Swan. Elas foram segundas colocadas na única regata do dia para a classe 470 e subiram para a 14ª colocação. Fernanda Oliveira e Ana Barbachan foram oitavas na regata e subiram para 11º. As duas duplas seguem com chances de disputar a regata da medalha.


- Tivemos um dia de bastante espera em terra por causa do vento forte e por causa do 470 masculino que estava usando a mesma raia. Quando fomos para a água o vento tinha diminuído um pouco, já estava com menos de 20 nós, e fizemos apenas uma regata - explicou Renata.


Entre os 49ers a melhor dupla brasileira ainda é Marco Grael e Gabriel Borges. Os dois ocupam a 29ª colocação. A classe Nacra 17 não velejou e João Bulhões e Juliana Mota seguem na 20ª colocação com duas regatas.


Na Finn, duas regatas foram realizadas e Jorginho Zarif aparece em 34º. Entre as pranchas, Bimba sofreu com o vento e caiu para 16º. Albert Carvalho é 45º e Gabriel Bastos, 78º, com duas regatas a menos.


A classe Laser encerrou sua participação na competição. Nesta quarta-feira terminou a fase final com uma regata a menos do que o programado e agora apenas os dez melhores da Radial e da Standard velejam na regata da medalha, nesta quinta. Dentre os brasileiros, só Robert Scheidt estará na água a partir das 9h15 (horário de Brasília).


- Foi um dia muito extremo, pois passamos sete horas na água e só fizemos uma regata. Estou em sexto geral, ainda com chance de ficar pelo menos em terceiro. Tenho que fazer uma excelente regata amanhã e vou brigar para ganhar - disse Scheidt.

Com o encerramento da fase final do Mundial, foram definidas as primeiras vagas das Olimpíadas do Rio 2016 na classe Laser Radial. Se juntam ao Brasil os países: Bielorússia, Bélgica, Canadá, China, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, França, Inglaterra, Irlanda, Itália, Lituânia, Holanda, Nova Zêlandia, Noruega, Cingapura, Suécia e Estados Unidos.


Continue lendo