O inglês Lewis Hamilton deu o primeiro passo para espantar a má fase ao ser o mais rápido nos treinos livres de sexta-feira (14) para o GP da Coreia do Sul, no circuito de Yeongam. O piloto da McLaren registrou o tempo de 1min50s828 na sua melhor volta na segunda sessão, disputada sob chuva, assim como a primeira, que foi liderada pelo alemão Michael Schumacher, da Mercedes.
O resultado desta sexta-feira na Coreia do Sul deixou Hamilton otimista. O piloto inglês, que só venceu duas provas neste ano e não sobe ao pódio desde o GP da Alemanha, avaliou que pode lutar pela pole position no sábado. Além disso, acredita ser possível bater a Red Bull, que tem dominado a temporada 2011 da Fórmula 1.
"Seria ótimo obter a pole aqui amanhã. É difícil ler algo sobre tempos de hoje, a volta com slicks no final era impossível, mas acho que somos rápidos, o carro é bom e Jenson mostrou na última corrida que podemos ser muito competitivos. Então eu não tenho dúvida de que seremos capazes de desafiar a Red Bull na classificação. Acho que vamos ter uma ideia muito melhor das coisas amanhã", disse Hamilton.
As atividades desta sexta-feira foram prejudicadas pela chuva. Mesmo assim, a McLaren mostrou força, já que teve os dois pilotos mais rápidos do dia. Hamilton ficou em primeiro lugar, seguido de perto pelo também inglês Jenson Button, que marcou 1min50s932 na sua melhor volta. Apesar de estar satisfeito, Hamilton reconheceu que a chuva impede uma avaliação mais precisa das condições das equipes para o GP da Coreia do Sul.
"Os tempos de hoje realmente não nos dão uma leitura relevante sobre ritmo e acerto do carro, particularmente porque ouvi que o tempo vai ser melhor nos próximos dois dias. Ainda assim, se chover no domingo, eu acho que estaremos em um boa posição, o que é positivo", afirmou.
O alemão Sebastian Vettel, que faturou o bicampeonato do Mundial de Pilotos no GP do Japão, terminou a sexta-feira logo atrás dos pilotos da McLaren, na terceira colocação, com 1min52s646. Já o espanhol Fernando Alonso, que venceu o GP da Coreia do Sul em 2010, ficou na quarta colocação, com 1min52s774, seguido pelo australiano Mark Webber.
O brasileiro Felipe Massa terminou o dia apenas na sétima colocação, atrás do espanhol Jaime Alguersuari, da Toro Rosso. O alemão Nico Rosberg, da Mercedes, o suíço Sebastien Buemi, da Toro Rosso, e o escocês Paul di Resta, da Force India, completaram, em ordem, as dez primeiras colocações dos treinos livres no circuito de Yeongam.
Rubens Barrichello, da Williams, teve desempenho discreto e ficou em 13º lugar, duas posições à frente de Bruno Senna, da Lotus, que sofreu para manter o carro na pista durante o segundo treino livre.
O último treino livre para o GP da Coreia do Sul acontece nesta sexta-feira, às 23 horas (de Brasília). O treino de classificação está marcado para a madrugada deste sábado, a partir das 2 horas. A corrida acontece no domingo, com largada prevista para as 4 horas.