Como parte da preparação para montar a seleção brasileira masculina de basquete para os desafios da temporada, o técnico Rubén Magnano embarca nesta sexta-feira para a Espanha, onde pretende conversar com sete jogadores que atuam por lá e podem ser convocados. Esse tipo de iniciativa tem feito parte do trabalho desde que o treinador argentino assumiu o comando do time do Brasil em janeiro de 2010.
Em abril, por exemplo, Magnano esteve nos Estados Unidos, onde conversou com Tiago Splitter, do San Antonio Spurs, e Nenê Hilário, do Washington Wizards. Agora, na Espanha, ele irá se encontrar com Marcelinho Huertas (Barcelona), Rafael Hettsheimeir (Real Madrid), Raulzinho (Lagun Aro), Vitor Faverani (Valencia), Lucas Bebê (Estudiantes), Rafael Luz (Blusens Monbus) e Augusto Lima (Málaga).
"Toda vez que embarco para conversar com os jogadores que atuam no exterior espero ouvir um ''sim'' para a seleção. Saio do Brasil com argumentos, confiança e credibilidade para passar para os atletas. Quero que estejam presentes na preparação da seleção brasileira para formarmos uma equipe forte para disputar o Pré-Mundial e chegarmos ao Mundial da Espanha em 2014", explicou Magnano.
A Copa América, chamada também de Pré-Mundial por classificar os quatro primeiros colocados para o Mundial de 2014, acontecerá de 30 de agosto a 11 de setembro, em Caracas, na Venezuela. Atual bicampeão da competição, o Brasil caiu no Grupo A, ao lado de Porto Rico, Canadá, Uruguai e Jamaica - a outra chave conta com Argentina, República Dominicana, México, Paraguai, Venezuela.