O esperado duelo entre os brasileiros Michael Oliveira e Acelino Popó Freitas será realizado no dia 19 de maio, em uma arena montada na praia de Copacabana, em frente ao tradicional hotel Copacabana Palace, no Rio. Segundo Carlos Oliveira, pai e empresário de Michael, a luta fará parte de uma festa especial em comemoração aos 50 anos do Conselho Mundial de Boxe (CMB) e vai ser disputada na categoria dos médios-ligeiros (até 69,853kg).
Uma reunião no dia 5 de janeiro, no Rio, vai colocar todas as partes frente a frente para finalizar as negociações. Existe a possibilidade de a programação ser transmitida pela Rede Globo. E é possível até que o mexicano Saul "Canelo" Alvarez coloque em jogo o cinturão dos médios-ligeiros, versão CMB, na mesma noitada de Michael Oliveira x Popó - seu adversário pode ser o norte-americano Shane Mosley, que já foi campeão mundial.
O evento terá um custo aproximado de US$ 4 milhões e vários patrocinadores já anunciaram interesse em promover o programa. Só a bolsa de Popó, que hoje é deputado federal e só voltaria ao boxe para encarar essa luta contra Michael Oliveira, é de R$ 800 mil. Um jantar de gala será oferecido a 500 pessoas no dia anterior à luta, quando também será realizada a pesagem dos lutadores.
Carlos Oliveira, que esteve na última convenção do CMB, na semana passada, em Las Vegas, nos Estados Unidos, afirmou ter de Jose Sulaymán, presidente da entidade, a promessa de que várias personalidades do boxe estarão presentes na noitada de Michael Oliveira x Popó.
Com 36 anos, Popó não luta desde 2007 e chegou a pesar perto dos 80 quilos. Ao longo da carreira, ele foi campeão mundial dos superpenas e leves, somando 38 vitórias (32 nocautes) e duas derrotas. Michael Oliveira, de 21 anos, está invicto como profissional: conta com 16 vitórias, com 12 nocautes. E tem luta marcada para o dia 19 de fevereiro contra o colombiano Milton Nuñez, nos Estados Unidos.