O brasileiro Luiz Razia foi oficializado nesta quarta-feira pela Marussia como novo piloto da equipe para a temporada deste ano da Fórmula 1. O piloto baiano, de 23 anos, já havia tido a sua ida para a escuderia confirmada pela sua assessoria no último dia 31 de janeiro, mas apenas agora deu as primeiras declarações como representante do time.
E Razia já irá iniciar nesta quarta os trabalhos na pista com a Marussia, no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha, que está sendo palco do segundo dia de testes coletivos das equipes da F1 de 2013. Vice-campeão da GP2 no ano passado e piloto reserva da própria Marussia em 2010, ele irá formar uma dupla de estreante na maior categoria do automobilismo mundial com o britânico Max Chilton, de apenas 21 anos.
"É fantástico voltar à Marussia e com muitas pessoas com quem trabalhei em 2010, quando era piloto reserva", festejou Razia, que anteriormente já testou carros para a Toro Rosso, Force India e Caterham. "Sei que esse time retribui a determinação e o sucesso de seus jovens pilotos. A intenção de seu programa é ser escola das próximas gerações de pilotos. Estou muito orgulhoso de dar o passo para um cockpit na Fórmula 1, particularmente no time que comecei essa jornada, uma vez que ajudou a me mostrar o que é preciso para avançar para o nível mais alto", completou.
O brasileiro ainda mostrou confiança de que poderá ajudar a Marussia a evoluir em relação ao ano passado, quando não somou nenhum ponto no Mundial de Construtores da F1 e terminou na 11.ª colocação. "As duas últimas temporadas da GP2 provaram que tenho o que é preciso e que estou pronto. Esta temporada compensará a fé que a equipe mostrou em mim. Estou ansioso para começar este processo em Jerez, onde estamos testando o (modelo) MR02 pela primeira vez. Este é um ano importante para a Marussia para dar continuidade à temporada muito positiva em 2012. Estou ansioso para contribuir com isso", ressaltou Razia.
Com a confirmação da contratação de Razia, a F1 agora conta, oficialmente, com apenas uma vaga em aberto no seu grid para a temporada de 2013. Só a Force India ainda não fechou a sua dupla de pilotos e o escocês Paul di Resta segue esperando para saber quem será o seu companheiro de equipe no Mundial deste ano.