O autódromo internacional Ayrton Senna, em Londrina, poderá ser palco da nova categoria do automobilismo brasileiro, a Mini Challenge, em outubro. O circuito está entre as oito etapas que a modalidade será disputada, porém, a cidade ainda será submetida à homologação da Confederação Brasileira de Automobilismo.
A Mini Challenge faz parte da Vicar Promoções Desportivas, realizadora da Stock Car, e do BMW Group Brasil, e tem como objetivo proporcionar mais um opção para aqueles que pretendem ingressar nas disputas de Turismo.
Os carros serão importados da Inglaterra. O modelo Mini John Cooper Works Challenge tem motor de 221 hp, com quarto cilindros em linha, com turbocompressor, injeção direta de gasolina. Com 1.598 cc, pode atingir 240 km/h. O peso mínimo, incluindo o piloto, é de 1.170 kg. Ao longo da temporada, a manutenção ficará a cargo da JL Racing, fornecedor exclusivo dos motores, chassis e demais componentes dos carros da Stock Car, que alugará os carros e prestará toda a assistência de pista aos pilotos.
Competição
O Mini Challenge terá, num primeiro momento, 15 carros, podendo chegar a 20 já na segunda etapa. A participação poderá ser individual ou em duplas. Serão oito etapas na temporada 2010, sempre acompanhando a Stock Car, e uma ótima alternativa para os praticantes do automobilismo O sistema de disputa prevê duas baterias de 25 minutos cada, ambas acontecendo aos sábados. A pontuação será a mesma da Stock Car.
O calendário para 2010 é o seguinte:
Etapa 1 – 27/03 – Autódromo Municipal José Carlos Pace (SP)
Etapa 2 – 22/05 – Autódromo Internacional Nelson Piquet (RJ)
Etapa 3 – 14/08 – GP Bahia
Etapa 4 – 18/09 – Autódromo Municipal José Carlos Pace (SP)
Etapa 5 – 09/10 – Autódromo Internacional Ayrton Senna (PR)
Etapa 6 – 23/10 – Rio Grande do Sul - RS
Etapa 7 – 20/11 – Autódromo Internacional Nelson Piquet (DF)
Etapa 8 – 04/12 – Autódromo Internacional de Curitiba (PR)