Outras modalidades

Londrina perde etapa da Fórmula Truck para Cascavel

04 mar 2012 às 15:35

Durante a transmissão da etapa de abertura da temporada 2012 da Fórmula Truck, no Autódromo Internacional Velopark, no Rio Grande do Sul, o narrador Téo José, da Band, afirmou que Cascavel sediará a prova marcada para o dia 5 de agosto. Desta forma, Londrina ficará fora do calendário da categoria neste ano.

Inicialmente, as prefeituras pleiteavam a etapa, no entanto, com início das obras, reestruturação e revitalização do Autódromo Zilmar Beux, Cascavel venceu a concorrência contra Londrina. A categoria ainda não oficializou a alteração no calendário.


Velopark – Beto Monteiro atingiu neste domingo (4) a meta de manter em 100% o índice de aproveitamento de 100% em atuações no Velopark. Tal qual na primeira edição do evento, em 2010, o pernambucano da Scuderia Iveco venceu a prova que abriu os campeonatos Brasileiro e Sul-Americano de Fórmula Truck. Foi seu sétimo triunfo na categoria, o segundo de um caminhão Iveco Stralis.


As três colocações seguintes na classificação final foram preenchidas por pilotos que utilizam o modelo Constellation da Volkswagen. Felipe Giaffone, atual campeão da categoria, foi o segundo colocado, com André Marques, seu novo companheiro de equipe, em terceiro. Em quarto ficou Adalberto Jardim, da AJ5 Motorsport. O pódio também teve Paulo Salustiano, da ABF/Volvo, que foi acometido por um mal-estar ao final por conta do forte calor.


Monteiro largou da pole-position, também repetindo o feito da corrida de 2010, e revezou a liderança com Leandro Totti nos primeiros 40 minutos de corrida. O paranaense da ABF Racing Team abandonou a disputa depois de 23 voltas, consequência do rompimento da mangueira do turbo de seu Mercedes-Benz. Christian Fittipaldi assumiu a vice-liderança e chegou a pressionar o líder por algumas voltas, até seu caminhão perder rendimento.


Ao término da prova, Monteiro estava extenuado, efeito do calor de 35 graus do início da tarde gaúcha. "De todas as corridas que eu fiz, essa foi a mais difícil, disparado. A turbina fica debaixo do assento do caminhão, aquece demais. Foi uma corrida que me desidratou muito. Mas que bom. Se precisar ganhar desse jeito para ganhar corrida, eu quero cansar sempre", brincou, sem se esquivar do apelido "rei do Velopark". "Que continue assim", disse.


A temporada 2012 terá sequência no dia 1º de abril, no Rio de Janeiro. Será a segunda etapa do Campeonato Brasileiro – o Sul-Americano só terá sequência em 6 de maio, na pista pernambucana de Caruaru. A corrida deste domingo Velopark, após 45 voltas, teve o seguinte o resultado final:

1º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 1h00min50s696
2º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen), RM Competições, a 9s750
3º) André Marques (SP/Volkswagen), RM Competições, a 19s770
4º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen), AJ5 Motorsport, a 21s160
5º) Paulo Salutiano (SP/Volvo), ABF/Volvo, a 52s619
6º) Diumar Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, a 57s179
7º) Fred Marinelli (SP/Iveco), Marinelli Competições, a 1min04s942
8º) Luiz Pucci (ARG/Volvo), ABF/Volvo, a 1min10s715
9º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 1 volta
10º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, a 1 volta
11º) Pedro Gomes (SP/Ford), Ford Racing Trucks/DF Motorsport,
12º) Christian Fittipaldi (SP/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 2 voltas
13º) Regis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, a 2 voltas
14º) Luiz Lopes (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 5 voltas
15º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), RM Competições, a 6 voltas
16º) Danilo Dirani (SP/Ford), Ford Racing Trucks/DF Motorsport, a 9 voltas
17º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, a 10 voltas

NÃO COMPLETARAM

José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, a 16 voltas
Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 22 voltas
Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, a 26 voltas
Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, a 38 voltas
Renato Martins (SP/Volkswagen), RM Competições, a 39 voltas
João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, a 44 voltas
Melhor volta: Totti, na 12ª, 1min10s676, média de 116,03 km/h


Continue lendo