A partir desta sexta-feira (19), a equipe Londrina/FEL/IPEC entra em ação para um de seus compromissos mais importantes na temporada 2022: o Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-18, que será realizado em Bragança Paulista (SP) com a presença de 804 atletas e 141 clubes de várias partes do Brasil. As disputas vão até o próximo domingo.
Dono de um reconhecido trabalho de formação, o time londrinense chega para as disputas fortalecido por nomes que têm provado seu valor no cenário nacional nas últimas temporadas e sonha mais uma vez com um resultado expressivo, a exemplo de 2019, quando foi campeã, e do ano passado, em que foi a vencedora entre as mulheres e terceira colocada no geral.
Leia mais:
Professor de Rolândia promove aulas gratuitas de atletismo para crianças a partir de 3 anos
Brasileira virou uma das melhores do mundo em pickleball nos EUA
Tradicionais na prova, quenianos fazem dobradinha na corrida de São Silvestre
Oitava edição da campanha Running4Help pretende arrecadar tênis para estudantes carentes em Londrina
“O trabalho nessa categoria é muito consistente, por isso temos revelado tantos jovens e conseguido resultados importantes em nacionais. Acredito que mais uma vez a equipe chega muito capacitada para brigar por um lugar entre os primeiros colocados, sabendo sempre da dificuldade que é um campeonato desse nível”, destacou o técnico Gilberto Miranda.
Entre as apostas estão nomes como Júlia Rocha Ribeiro (Colégio Ética - 400 metros), Paulo Henrique Romualdo (110 metros com barreiras), Bianca Davi de Souza (2000 metros com obstáculos), Camila Flach (lançamento do disco) e Gabriel Tavares Borges (salto em altura), todos líderes do ranking nacional da categoria em suas respectivas provas. Luis Felipe Abílio (lançamento do martelo), Luiza Camargos (salto com vara) e Luis Henrique Gonçalves (salto em altura), segundos colocados do ranking nacional, além de Ruan Miguel Souza (400 metros com barreiras), terceiro colocado, também são fortes candidatos a pódio.
Com resultados importantes na temporada, Paulo Romualdo mira agora o Brasileiro. “Temos treinado muito forte, fizemos um trabalho específico visando essa competição e agora é colocar o melhor na pista. Tenho certeza que teremos grandes adversários, mas vamos lutar forte para trazer mais um grande resultado”, falou o jovem de 17 anos. Em 2022, Paulo já foi campeão e novo recordista da sua prova nos Jogos Sul-Americanos Sub-18, venceu o estadual da categoria e a fase final dos Jogos Escolares do Paraná. No mês passado, durante o Paulista Sub-18, ele fez a quarta melhor marca da história dos 110 metros com barreiras no Brasil, com 13seg52.
O Campeonato Brasileiro classificará todos os campeões em provas individuais para o Sul-Americanos de Atletismo Sub-18, que será realizado 9 a 11 de setembro, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. O segundo representante brasileiro será indicado pelo ranking nacional da categoria.
O Projeto Londrina Atletismo conta com incentivo da Copel e Governo do Paraná, através do programa Proesporte, e tem patrocínio da Prefeitura de Londrina e FEL (Fundação de Esportes de Londrina), através do Feipe (Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos), IPEC (Instituto Paranaense de Esporte e Cultura) e Colégio Ética; e parceria da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Maximus Assistencial, Ivot Ortopedia, Ômega Diagnósticos, Espaço Saúde Integral Londrina, Zuba, Centro do Coração e Academia AS Fitness.