A equipe Londrina/FEL/IPEC encara neste final de semana sua primeira competição oficial em 2021, no I Torneio Adulto da Federação Paulista de Atletismo. As disputam terão início neste sábado (17) e se encerram no domingo, no CNDA (Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo), em Bragança Paulista (SP). A estreia na temporada marca a abertura de uma sequência grande de compromissos no primeiro semestre e a primeira aparição da equipe com incentivo do programa Proesporte, do Governo do Paraná.
O time londrinense terá 14 competidores em ação e todos eles figuram entre os quatro melhores do ranking nacional 2020/2021 ou foram medalhistas em campeonatos brasileiros na temporada passada.
E a estreia na temporada ganha ainda mais importância com todos os competidores visando melhorar suas marcas no ranking nacional vislumbrando futuras convocações para seleções brasileiras para a disputa do Campeonato Sul-Americanos Adulto e Sub20, previstos para acontecer ainda no primeiro semestre.
Leia mais:
Tom Brady diz que ser pai é a tarefa mais difícil de sua vida
Whindersson contra comediante: quem mais luta no card de Tyson e Paul?
Evento esportivo que comemora os 72 anos de Alvorada do Sul está com inscrições abertas
Londrina sedia o Brasileiro de Kart após 25 anos; veja a programação
Um dos grandes nomes do arremesso de peso feminino no cenário nacional, Livia Avancini, atual medalha de prata no Troféu Brasil, tem como principal meta garantir sua vaga no Sula. "Ansiedade é grande, não vejo a hora de competir. Espero que seja um bom início de temporada e que eu consiga começar com uma boa marca e garantir a vaga no Sul-Americano”, comentou a atleta.
"A Livia tem feito bons treinos e é um início de temporada bom. Ela está bastante focada e acreditamos que podemos começar bem”, pontuou a treinadora de Livia, Silvana Vieira.
Além de Livia, a equipe também aposta em outros destaques recentes para fazer uma boa campanha em solo paulista: Pedro Tombolim (400 e 800 metros); Giovanna Aparecida Venâncio (lançamento do disco e arremesso de peso), Heber de Lima Santos (lançamento do martelo), Júlia Barbosa (lançamento do disco), Giovanna Nogueira Vespero (arremesso de peso e lançamento do martelo), Nicole Domene (100 e 200 metros), Gabriela de Freitas Tardivo (3000 metros com obstáculos e 1500 metros), Júlia Aparecida Ribeiro (400 metros), Bruna Caroline Bueno (5000 metros), Edson Calbaizer Júnior (400 metros), Cristiano Ribeiro (5000 metros e 3000 metros com obstáculos) e Maria de Fátima de Souza (5000 e 10000 metros).
O técnico Gilberto Miranda avalia os treinamentos e acredita que todos chegam em boas condições de brigar por bons resultados. "É um torneio importante, que terá a participação de algumas das principais equipe e atletas do Brasil, portanto uma boa chance para ganhar ritmo e preparação para a sequência de competições, que promete ser forte”.
O Projeto Londrina Atletismo conta com incentivo da Copel e Governo do Paraná, através do programa Proesporte, e tem patrocínio da Prefeitura de Londrina e FEL (Fundação de Esportes de Londrina), através do Feipe (Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos), IPEC (Instituto Paranaense de Esporte e Cultura) e Colégio Ética; e parceria da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Maximus Assistencial, Ivot Ortopedia, Ômega Diagnósticos, Espaço Saúde Integral Londrina e Academia AS Fitness.