Dois jovens integrantes da equipe Londrina/Caixa/IPEC de atletismo terão a oportunidade de disputar a Gymnasiade, a maior competição escolar do mundo, que será disputada em maio, no Marrocos. Maria Eduarda Gonçalves (Colégio Ética) e Pedro Tombolim (Colégio Monteiro Lobato - Cornélio Procópio), estão classificados para a competição.
A dupla carimbou o passaporte para Marrakech, cidade turística marroquina, ao apresentar grande desempenho na seletiva nacional, que terminou no domingo (25), em São Bernardo do Campo (SP). Pedro Tombolim venceu a prova dos 800 metros, com o tempo de 1min55seg33. Maria Eduarda foi a segunda colocada no lançamento do disco, com a marca de 37,40 metros.
A dupla terá agora pouco mais de um mês para se preparar para a competição no Marrocos. "Essa convocação é a consequência de todo o trabalho duro que foi feito. Estou muito feliz, pois é um sonho que será realizado. Agora é pegar firme nos treinos para chegar em boas condições de brigar pelas primeiras posições", afirmou a jovem lançadora, de apenas 16 anos.
"Venho batalhando muito para poder crescer. É uma alegria muito grande ter a chance de disputar uma competição tão importante como essa. Vou continuar dando meu melhor nos treinos", disse Tombolim, que é oriundo do Projeto Ouro do Olimpo, de Cornélio Procópio, parceiro do Projeto Londrina Atletismo.
O técnico Gilberto Miranda ressaltou que ambos iniciam já na próxima semana uma preparação mais específica visando a ida ao Marrocos. "Com certeza será uma experiência única na carreira deles, um ganho muito grande para atletas tão jovens. A preparação será intensa para que eles possam ter condições de brigar por bons resultados", observou o treinador.
A Gymnasiade será disputada entre os dias 2 e 10 de maio e contará com a participação de milhares de jovens alunos atletas de todo o mundo. O evento é realizado e executado pela Federação Internacional do Desporto Escolar em parceira com federações e confederações do mundo inteiro.