O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016 escolheu nesta quinta-feira a logomarca oficial do evento, numa eleição que contou com oito propostas participantes. Mas a vencedora será mostrada ao público apenas na noite do dia 31 de dezembro, durante a festa do réveillon na praia de Copacabana, no Rio.
O processo seletivo para a escolha da logomarca começou em abril, quando 139 empresas se inscreveram para participar da disputa. Dessas, apenas 86 apresentaram os documentos de habilitação e qualificação técnica solicitados. Entre elas, 24 foram selecionadas pelo Comitê Organizador para entrevistas individuais, que definiram as oito finalistas.
Depois disso, as oito empresas finalistas apresentaram seus projetos, que foram avaliados por uma comissão julgadora montada pelo Comitê Organizador. Agora, após a escolha, a logomarca vencedora será mostrada ao Comitê Olímpico Internacional (COI), que ainda precisa validar a peça e fazer seu registro.
"Concluímos um processo histórico dos Jogos Rio 2016. A comissão julgadora trabalhou com profissionalismo, entusiasmo e dedicação. Tenho certeza que a marca será do agrado de todos e terá uma aura de sucesso", disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador da Olimpíada e um dos 12 integrantes do grupo que escolheu a logomarca do evento.