A Unidade Técnica de Seleções da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) enviou para a Federação Internacional de Volleyball (FIVB) a lista inicial dos jogadores que poderão defender a seleção brasileira masculina na disputa da Liga Mundial 2011. O Brasil buscará o décimo título da competição e está no grupo A, ao lado de Polônia, Estados Unidos e Porto Rico.
Ao todo, por exigência do regulamento, a comissão técnica inscreveu 25 jogadores e, até o fim de maio, terá que definir os 20 que irão compor a lista de inscritos final para a competição. A pré-lista não é definitiva e poderá sofrer alterações.
A pré-lista não é uma convocação. A comissão técnica começará os treinamentos na segunda quinzena de abril, no Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol (CBV), em Saquarema, e deverá fazer as primeiras convocações no final da próxima semana.
Os primeiros jogos do Brasil em casa serão no Rio de Janeiro, nos dias 4 e 5 de junho contra a Polônia. Em seguida, nos dias 11 e 12, os brasileiros enfrentarão os Estados Unidos, em Belo Horizonte. E, nos dias 18 e 19, a equipe comandada por Bernardinho medirá forças com Porto Rico, em São Paulo. Todos os confrontos serão realizados às 10 horas, com transmissão ao vivo da TV Globo.
Antes dos jogos em território nacional, o Brasil fará a sua estreia na competição contra Porto Rico, entre os dias 27 e 29 de maio, na casa do adversário. Depois de três finais de semana consecutivos diante de sua torcida, os brasileiros jogarão duas rodadas no exterior. Entre os dias 24 e 26 de junho, o Brasil enfrentará os Estados Unidos e, entre 29 de junho e 1º de julho, jogará contra a Polônia, sempre na casa dos adversários.
Além de Brasil, Estados Unidos, Porto Rico e Polônia, outras 12 seleções estarão na disputa do título da Liga Mundial 2011. No grupo B, estão Rússia, Bulgária, Alemanha e Japão. A chave C é composta por Sérvia, Argentina, Finlândia e Portugal. Cuba, Itália, França e Coreia do Sul formam o grupo D.
Confira os Pré-convocados:
Levantadores: Bruninho (Modena/ITA), Raphael (Trentino/ITA), William (Sada/Cruzeiro), Sandro (Sesi-SP) e Marlon (Vivo/Minas).
Opostos: Théo (Santory Sunbirds/JAP), Wallace (Sesi-SP), Leandro Vissotto (Vôlei Futuro), Wallace (Sada/Cruzeiro).
Meio-de-rede: Sidão (Sesi-SP), Gustavo (Pinheiros/Sky), Lucão (Vôlei Futuro), Éder (Cimed), Rodrigão (Ziraat Bankasi/TUR), Henrique (Vivo/Minas).
Ponteiros: Thiago Alves (Sesi-SP), Dante (Dínamo Moscou/RUS), João Paulo Bravo (Arkas Spor/TUR), João Paulo (Cimed), Murilo (Sesi-SP), Luiz Felipe (Vivo Minas), Giba (Pinheiros/Sky).
Líberos: Mário Jr. (Vôlei Futuro), Alan (Londrina/Sercomtel), Serginho Escadinha (Sesi-SP).